Monday, May 17, 2010

Jovens atletas a caminho do Mundial

Os nossos atletas Cláudio Couto e Abílio Peixoto serão os primeiros deste clube criado recentemente a irem ao Mundial.

Ambos os atletas estão eufóricos e ansiosos para que chegue quarta-feira para poderem evoluir em pista ou na estrada- no caso de Abílio Peixoto. “Foi difícil qualificar-me. Sei que não vou em grande forma para esta prova mas tentarei fazer o meu melhor” afirma o jovem marchador que irá evoluir nos 20km marcha.

Para o barreirista Cláudio Couto alcançar os trinta primeiros lugares no ranking não foi difícil. Qualificou-se para as duas provas de barreiras (110 e 400m) e há uma remota esperança que consiga uma medalha. A liderança no ranking dos 400m barreiras pertence-lhe. “Não prometo nenhuma medalha, até porque cada atleta se vai empenhar em fazer o seu melhor e a pressão sobre cada um vai ditar os resultados.”

Abílio Peixoto não tem grandes aspirações. “Um lugar entre os vinte primeiros já é muito bom. O que interessa é participar.”
~em
Portugal leva para estes Mundiais que se realizam em Itália mais de uma centena e meia de atletas, o que demonstra a grande qualidade que têm os jovens portugueses no Maxithlon. Muitos deles são candidatos até à medalha de ouro e até a baterem recordes do mundo.

O nosso clube estará representado por estes dois jovens, ambos com dezassete anos, mas poderiam ter sido pelo menos quatro. Diamantina Almas “morreu na praia”. Foi 31ª do ranking aos 200m, ainda por cima empatada com a trigésima. Foi mesmo azar.

Já Diana Pascoal- uma grande promessa do nosso clube no meio-fundo- acabou por ficar aquém das expectativas de apuramento. Talvez devido á grande pressão exercida sobre si, a jovem não conseguiu esta época mostrar todo o seu potencial.

Agora haverão mais competições e mais oportunidades virão para os jovens que forem surgindo participarem. Entre os atletas mais promissores contam-se os nomes dos velocistas Bento Demar, Augusta Faria e Amanda Pascoal (prima da Diana), do fundista Marcos Remédios e do lançador Bernardo Galante. Também Felisberto Fialho na velocidade e Luís Luz nos saltos poderão ser os próximos representantes em provas internacionais.

No comments: