Thursday, May 27, 2010

Que história teve este autocarro?



Sento-me num banco azul estampado de um autocarro amarelo daqueles que circulam pela cidade de Coimbra. Olho todo o seu interior e começo a pensar no que ele já viveu.

Recordo uma conversa entre um motorista e um revisor dos autocarros da TRANSDEV sobre o passado dos autocarros que iam encontrando pelo caminho. Fiquei a saber que Portugal importa viaturas já muito usadas de França e outros países europeus. Nos países de origem, os autocarros estavam prontos para ir para a sucata mas aqui em Portugal ainda terão, pelos vistos, longos anos de jornada pela frente.

Olho o interior da viatura mais uma vez. Vai pouco cheia de passageiros. De quantas jornadas já foi feita a sua longa viagem? Que histórias guardam aqueles assentos? Que conversas lhes ficaram gravadas na memória? Quantas línguas diferentes já ouviu falar?

Desconheço a origem destes autocarros que percorrem as diferentes zonas da cidade de Coimbra mas com toda a certeza chegaram de outras paragens onde o seu ciclo de vida há muito que havia terminado. Tal como acontece com os cidadãos ingleses que escolhem o Algarve para viverem uma reforma tranquila, também os veículos pesados do transporte de passageiros são obrigados a escolher Portugal para viverem uma reforma ainda mais atribulada do que os seus anteriores anos de jornada. De facto as viaturas envelhecem nas estradas portuguesas.

Lembro-me de uns autocarros que circulavam por aqui pela cidade, já lá vão uns dez anos atrás, que eram verdes e…novos. Que foi feito deles? Com dez anos estarão iguais aos outros, provavelmente. Amarelos como os outros e tudo. Com um bocado de sorte, um deles até pode ser este em que me sento agora. Nunca se sabe. Afinal de contas os autocarros ainda não falam para nos brindarem com as suas histórias que seriam, sem dúvida, muito interessantes.

No comments: