Sunday, May 30, 2010

“Como Tornar O Benfica Campeão” e “Os Mandamentos De Jesus” (impressões pessoais)



Vou fazer aqui uma análise a dois livros em simultâneo. Vamos a ver se as coisas correm bem!
Faço-o porque são dos livros com muita coisa em comum e, dada a sua natureza não literária, dá perfeitamente para fazer uma análise comum aos dois.
Também porque o tema que abordam está actual e bem fresco, achei por bem aproveitar a leitura das duas biografias para fazer comparações entre o título do Benfica de 2004/2005 e o desta época.
A ideia que eu tive de analisar os dos livros em simultâneo teve o condão de estabelecer as diferenças e semalhaças existentes nas duas conquistas.
O primeiro livro trata da biografia de José Veiga que era director dessportio do Benfica aquando da conquista do título e o segundo livro é a biografia do actual treinador Jorge Jesus que foi apens o quarto treinador de nacionalidade porutuguesa a conquisar o título.
Tanto Veiga como Jesus são dois homens determinados e de personalidade forte. Ambos levam muito a sério o seu trabalho e são ambos igualmente apaixonados por Futebol. São duas pessoas que não cedem facilmente a pressões externas e lutam arduamente por aqulo que defendem.
Tanto o dirigente como o treinador são dois homens com mão firme num balneário. Com eles qualquer caso de indisciplina é tratado de forma a desencorajar os restantes elementos a não repetir tais actos e assim o balneário fica mais puro e mais coeso, imune a qualquer tipo de ruído em seu redor.
É esta vontade de vencer e de apenas se concentrar nesse objectivo que os dois líderes transmitem para o grupo de trabalho, o que contribui para o sucesso.
Jorge Jesus veio a revelar-se um excelente treinador de modo a fazer os adeptos suspirarem para que chegue o momento de a equipa entrar em campo para poderem ver o recital de Futebol com que brinda os adversários, independentemente do seu nome e palmarés.
O contrato do trenador foi recentemente renovado até 2013. Se o sucesso e o bom Futebol praticado esta época se repetir, teremos Jesus por muitas e muitas épocas.
Eu agora imaginaria como seria o Benfica com José Veiga como director desportivo ou até como presidene e Jorge Jesus como treinador. Pinto da Costa arrumaria as malas e passaria apenas a acompanhar o Futebol sentado no sofá, de forma passiva, com a mantinha a cobrir as pernas e umas pantufas azuis e branas bem felpudas enfiadas nos pés enquanto a sua amante brasileira lhe ia preparar uma chávena de chá bem fumegante para os nervos provocados por mais uma goleada sofrida pelo Porto frente ao Glorioso.
Sinceramente gostava que um dia José Veiga fosse o presidente do Benfica. Aí é que nada nos abalaria. Com Jorge Jesus no comando técnico e Rui Costa na mesma como director desportivo seríamos campeões por muitos e muitos anos.

No comments: