Tuesday, May 18, 2010

As escolhas de Queirós comentadas por mim



E finalmente foram divulgados os jogadores que irão representar a Selecção Nacional no próximo Mundial que se disputa na África do Sul entre os dias 11 de Junho e 11 de Julho.

Carlos Queirós, o seleccionador nacional, decidiu convocar vinte e quatro jogadores em vez de vinte e três por ainda haver dúvidas quanto ao estado de forma de Pepe que está parado desde há muito. Logo aqui começa com um erro. Numa competição tão exigente como esta não se vai arriscar colocar um jogador que já não tem competição há cerca de sete meses. Além disso, é um pouco ingrato para o jogador que tenha de ser excluído da convocatória caso o luso-brasiileiro esteja plenamente recuperado, coisa que eu não acredito.

Na escolha dos guarda-redes é que reside a maior discórdia, nomeadamente ao não ser convocado o guarda-redes do Campeão Nacional e que muito contribuiu também para a espectacular campanha do Benfica no Campeonato. Não está em causa a qualidade de Eduardo. Está em causa um substituto à altura caso aconteça algum percalço ao guarda-redes titular. Beto também já mostrou alguma qualidade e Daniel Fernandes para mim ainda continua a ser um desconhecido que tem feito a sua carreira além-fronteiras. Independentemente da sua qualidade, era de bom tom premiar Quim pela época que fez.

Sobre a não convocatória de Rui Patrício, aí até concordo. Tanto ele como o seu clube fizeram uma época desastrosa. As suas saídas da baliza que permitiram sofrer golos estranhos como aquele do Mafra para a Taça de Portugal não ajudaram em nada o jovem guarda-redes do Sporting a conseguir um lugar entre os eleitos do seleccionador.

Na defesa as surpresas são as chamadas de Zé Castro e de Fábio Coentrão. Este último surpreendeu ao fazer uma brilhante época no Benfica Campeão como lateral-esquerdo. Jorge Jesus tem mérito ao descobrir mais um jogador para as cores nacionais numa posição em que Portugal demonstrava algumas lacunas.

Nos médios, a surpresa prende-se com o facto de o médio do Sporting João Moutinho ficar de fora. É certo que o Sporting fez uma época anedótica mas Miguel Veloso, que na minha opinião é um jogador menos esforçado que Moutinho, está na lista de convocados. Ou se convocavam os dois, ou não se convocava nenhum e optava-se por outros jogadores de qualidade semelhante. Por exemplo, Queirós não convocou Ruben Micael do Porto. O jogador tem estado lesionado. Não sei se foi por aí.

Nos avançados não há grandes surpresas. Vão mesmo os melhores que temos e os que habitualmente têm sido convocados. Nada a comentar sobre isso. Como sempre a expectativa em torno de Cristiano Ronaldo é sempre enorme.

Espera-se agora que este grupo de jogadores escolhido por Queirós honre a camisola verde e vermelha e que nos possamos orgulhar da Selecção de Todos Nós no país de Nelson Mandela.

No comments: