Sunday, December 03, 2006

Unir para sorrir


A iniciativa partiu do Clube do Stress e tinha como objectivo unir o Porto a Lisboa numa corrida de solidariedade a fim de angariar fundos para comprar cadeiras de rodas para algumas instituições.

A corrida passava por Coimbra de noite, daí ter sido eu a única representante da ACAPO presente. É com muito gosto que eu participo em iniciativas como esta. É uma maneira de ajudar e, ao mesmo tempo, poder confraternizar e viver o Desporto com o espírito que ele deve ser vivido. Pena é que não convidem a ACAPO-Centro para muitas iniciáticas do género. Volto a referir que estou disponível para todas essas manifestações em que o objectivo seja somente participar e lutar por uma causa.

A noite estava agradável e a corrida foi recebida em clima de festa. Eu e uma atleta que sempre treinou comigo em Miranda do Corvo e que faz algumas provas do INATEL comigo ia ser a minha companheira.

Havia muita animação junto aos Paços do Concelho, com ranchos folclóricos e muita gente com t-shirts vermelhas alusivas ao evento.

Chegou finalmente a caravana e nós juntámo-nos. O nosso percurso era curto, mas era um pouco duro. Fomos desde a Câmara até ao Portugal dos Pequenitos. Ultrapassámos outras pessoas. Outras pessoas também nos ultrapassaram e assim fomos naquela corrida animada com música que saía de carros que nos acompanhavam. Como é bom correr assim!

Terminou a nossa prestação. O nosso grupo despediu-se e fomos para casa com o a sensação de termos participado em algo que serviu para ajudar alguém que gostaria de estar ali como nós a participar ou a assistir.

E como foi a preparação para essa prova? Não encaro isto como uma prova. É mais um evento em que vamos mostrar que estamos com as pessoas mais carenciadas e que estamos sensíveis às suas dificuldades e preocupações. Costumo ir para esses eventos descontraída e bastante feliz por encontrar muita gente com quem eu possa conviver.

Levantei-me bastante tarde. Afinal era Sábado! Depois fui tratar da roupa, já que tinha tempo livre para isso. Durante a semana é uma correria e não há tempo para nada. Tinha um ferro novo e passei aquele tempo a ouvir o mesmo CD. Estava a gostar imenso daquela música!

Encontrei os meus amigos à hora do almoço e estivemos algum tempo juntos antes de eu voltar para casa e voltar a ouvir música. Ainda fui ver se a ACAPO estava aberta, mas parece que não abriu naquele dia.

Foi assim que passei aquela tarde antes de começar o jogo entre o Sporting e o Nacional da Madeira. Ou melhor: entre o Nacional da Madeira e o Sporting. O jogo terminou com a vitória do Sporting por 0-1. O golo foi apontado por Nani que continua a demonstrar que está numa forma invejável.

Eu é que continuo triste e não evitei as lágrimas ao saber que o pessoal ia ficar mais um dia na Holanda. Quem me dera a mim estar lá só aquelas horas a mais que eles lá ficam.!

Fora isso: os resultados foram excelentes e eu tenho que dar os parabéns a todos por terem representado Portugal com todo o carinho e dedicação. Portugal e as instâncias competentes é que não dão valor a esses excelentes resultados e continuam a negar apoios e- o que é mais grave ainda- o reconhecimento do estatuto de atletas.

Quando acabou a nossa participação no evento “Unir para Sorrir” regressei a casa. O Benfica já perdia com o Boavista e acabou mesmo por ser derrotado por 3-0 na estreia de Zeljko Petrovic no comando técnico dos axadrezados.

Depois do jogo, estive a pôr a conversa em dia com a minha amiga que estava sozinha no quarto. Recordámos, essencialmente, episódios passados em Miranda do Corvo e contámos uma à outra amarguras da nossa vida. Não é fácil ser-se deficiente aqui em Portugal!

Tomei banho e fui-me deitar já a madrugada ia alta. Com a conversa nem demos pelas horas a passar.

Situação do dia:
Toupeira dum raio! Vinha a sair do café depois do almoço. Ali existe uma porta de vidro e eu dei-lhe uma monumental cabeçada. Os meus amigos passaram-se.

Bacorada do dia:
“Quando é que abrem as inscrições para inscrever atletas?” (se são inscrições, obviamente que são para inscrever!)

No comments: