Sunday, December 10, 2006

A cadela Lassy

A história desta cadela dava um belo livro. O seu desfecho foi surpreendente e- porque não dizê-lo- emocionante. Digno de um filme de animação.

No dia 21 de Abril a minha vizinha viu uma senhora de uma aldeia próxima parar o seu carro, abrir a mala e abandonar dois cães. Os pobres dos animais foram andando sem rumo até ao lugar. O destino final foi a casa do meu primo.

Assim andaram os dois cães durante uns dias. A minha mãe, como o meu primo não tinha meios para os sustentar, levava-lhes restos de comida e chegava mesmo a fazer comida à base de carne e de batatas para lhes levar.

Os dias passaram e os cães acompanharam o meu primo até Vila Nova. A cadela voltou para trás mas o cachorro pequeno ficou por lá até que apanhou o rasto de casa.

Os meses foram passando e a minha mãe continuou sempre a dar de comer à cadela, apesar de saber quem foi que a abandonou e de onde era.

Há umas semanas atrás, o estado de saúde do meu primo agravou-se e ele foi internado. A minha prima (irmã dele- a tal que espetava uma tareia a quem lhe partisse uma haste que fosse a uma planta) avisou a minha mãe que não queria que deitassem de comer à cadela. De referir que lhe mataram o cão (aliás eu falei aqui nisso) e andava a congelar comida para dar ao cão que viesse ainda a ter. Sempre há cada mania!

Apesar de todos os avisos, a minha mãe continuou a alimentar a cadela até que...apareceu o verdadeiro dono para a vir recuperar. Foi por um acaso que este homem (emigrante na Suiça) soube o que a sua mãe foi capaz de fazer. Até onde ela conseguiu ser tão baixa.

O senhor andava pelas aldeias próximas à procura de uma outra cadela que lhe tinha desaparecido na véspera. A certa altura lamentou a sua falta de sorte, pois tinha uma outra cadela chamada Lassy que também tinha desaparecido. Pelo menos assim disse a sua mãe. Que mulher tão maquiavélica! Que bruxa! Abandona a cadela do filho que está para o Estrangeiro e ainda tem a lata de lhe dizer que ela fugiu.

Foi então que lhe disseram onde a cadela estava. O homem precipitou-se até casa do meu primo. Ou melhor; do primo dele também. É que esse homem que agora resgatava a cadela ainda é da nossa família. O avô dele era um irmão da minha avó que morreu de acidente. O avô dele era também irmão do pai daqueles meus dois primos. A mãe dele não nos é nada porque se divorciou do nosso primo que foi depois para o Brasil. (pai do dono da cadela)

Por acaso a minha mãe estava para o lugar e foi-lhe ensinar onde Lassy estava. Chegados a casa do meu primo, a cadela correu para o dono que não conseguia esconder a emoção de um reencontro que já julgava impossível de se concretizar.

Agora Lassy (que até possui passaporte) vai viajar com o dono até à Suiça, já que com aquela mulher não pode mais ficar.

Enfim, tudo está bem quando acaba bem.

Era mais um Domingo em que o Desporto dominou os acontecimentos.

No Ciclismo, para além das notícias do Mundial de que já aqui falámos, há a salientar a transferência de Maarten Den Bakker para a skil – Shimano. Ele que alinhou na Rabobank ao longo de muitos anos.

O Benfica venceu o Nacional da Madeira por 1-0. Luisão marcou o golo que deu os três pontos ao Glorioso.

E assim se passou mais um fim-de-semana em que os animais foram as figuras principais. Um fim-de-semana que antecede dias cheios de novas aventuras e novos desafios para a minha vida.

No comments: