O que diria Dostoievski sobre o atual conflito na Ucrânia? Ele que era tão crítico da sociedade…
Trago aqui mais um excelente livro deste autor.
Trata-se da história de uma mulher muito alcoviteira e com a mania que conseguia mandar em toda a gente. Geralmente numa aldeia existe uma personagem como esta maria Alexandrovna.
Um dia ela recebeu em sua casa um príncipe já senil e tratou de dar largas á sua ganância, tudo para fazer inveja ás vizinhas. Casando a sua filha solteirona com o velho, mesmo contra sua vontade, ela iria gozar da vida que sempre sonhou, já que o seu marido era um perfeito joguete nas suas mãos e mal podia abrir a boca sem o seu consentimento.
Aliás, esta criatura tinha a mania de pôr e dispor dos outros consoante os seus apetites.
Ela embebedou o velho, apesar de quase nem ser necessário, pois ele estava senil. Assim, ela manipulou-o para pedir a mão da sua filha em casamento.
Na presença de parte das alcoviteiras da aldeia que lhe faziam concorrência, ela ia anunciar o noivado mas o velho, influenciado por um outro pretendente á filha de maria, sempre foi dizendo que havia sonhado.
Gerou-se ali a natural confusão.
Trata-se de uma espécie de comédia de costumes. Por vezes pessoas como Maria caem no ridículo. Também por vezes levam a água ao seu moinho e são dotadas de alguma sorte.
No comments:
Post a Comment