Sunday, March 27, 2022

“o último Cais” (impressões pessoais)

 

De volta á literatura que por cá se faz, leio agora um livro de helena Marques.

 

Confesso que não nutria inicialmente grandes expetativas em relação a este livro mas acabei por gostar. De tal maneira que foi a obra esta semana destacada na minha rubrica do Youtube “Ler Sem Ver”.

 

Esta história começa quando uma mulher herda uma casa e as coisas de uma tia- a tia carlota. Entre as coisas está um diário de Marcos que era avô dessa sua tia e que constantemente andava em missão pelos mares. Marcos era médico.

 

A partir daqui, a narradora começa a contar a história de marcos sob o ponto de vista das mulheres que fizeram parte da sua vida- tias, primas, esposas, companheiras, filhas…

 

São mulheres abnegadas que questionam o papel da mulher na sociedade, numa altura em que os usos e costumes, especialmente nas classes mais altas, eram ditados pela chamada era vitoriana em que se normalizavam rigidamente os comportamentos, especialmente os das damas de alta sociedade a quem tudo lhe era ocultado e a quem se tinha de proteger a todo o custo de coisas desagradáveis.

 

Sobretudo, este é um romance de costumes com uma abordagem bastante curiosa. A partir de um homem contam-se  histórias de mulheres.

 

Eu não conhecia esta autora mas sei que este livro recebeu um prémio literário em 1992. Está excelente!

 

No comments: