Monday, February 28, 2022

“Cai A Noite em Caracas” (impressões pessoais)

 

Vamos viajar até á Venezuela. Conhecer a história de Adelaida.

 

Numa Venezuela marcada pela violência a cada passo que se dá, Adelaida perde a mãe vítima de cancro. A luta pela sobrevivência em Caracas é feroz e Adelaida vê a sua casa ocupada por uma melícia popular feminina que destrói as suas coisas e faz do seu lar um armazém de alimentos sonegados aos pobres.

 

Vendo a selvajaria nas ruas, ela refugia-se em casa da vizinha- aurora peralta. Há dias que não tem notícias da vizinha, não ouve os seus barulhos domésticos e estranha que ela não tenha comparecido no funeral da sua mãe.

 

Chegando lá a casa, Adelaida encontra aurora morta. Em cima da mesa está o passaporte de nacionalidade espanhola que Aurora requisitou. Com a ajuda de Santiago, Adelaida permanece escondida em casa de Aurora, cujo corpo descartou no turbilhão da destruição das ruas.

 

Depois, quase sem saída, Adelaida embrenha-se na vida de aurora. Percorre os seus álbuns de fotos e lê os seus diários e cartas. Com o passaporte espanhol da defunta em mãos, Adelaida resolve fugir da Venezuela passando-se por Aurora.

 

Ela parte de Caracas rumo a Madrid. Á sua espera está uma nova vida e um papel que tem agora de desempenhar.

 

No comments: