Thursday, March 31, 2022

“As Longas Noites De Caxias” (impressões pessoais)

 

Continuando na senda de autoras portuguesas, quando entramos em abril, leio um livro de Ana Cristina Silva.

 

Ela conta-nos a história de duas mulheres- laura e Maria Helena ou Leninha.

 

Laura foi presa pela PIDE  em 1973. Maria helena foi a sua principal torturadora, era implacável, sem qualquer pingo de humanidade para com as presas políticas que tinha a seu cargo.

 

Veio o 25 de abril e foi a vez de Leninha ser presa, por acaso ficando na cela onde antes havia maltratado Laura que testemunhou contra ela no tribunal onde foram julgados os abusos á liberdade no Estado Novo.

 

Este livro está muito bem estruturado. Primeiro conta-se o percurso de vida de Laura até ela chegar á prisão de Caxias. A segunda parte é dedicada a Leninha. Como ela se tornou tão insensível e cruel e como foi a melhor entre as melhores na sua função de torturar presos políticos.

 

Curiosamente e por ironia do destino, Leninha, que abominava ser mulher e questionava o comportamento submisso das mulheres, acabou por morrer de um cancro nos ovários.

 

Sinceramente gostei de ler esta obra. Faz parte da nossa história, é baseada em factos reais e é ao ler estas coisas que cada vez mais me sinto com sorte em ter nascido já com Portugal em democracia. É um bem que temos de preservar a todo o custo. Não há preço que pague a nossa liberdade de agir e de pensar.

 

No comments: