Continuamos na não ficção. Desta vez o ensaio é o tipo de literatura abordado.
Foram muitos os livros que já se escreveram abordando mais de um ano de um Mundo em pandemia. José Tolentino Mendonça dá o seu contributo com este ensaio que é uma reflexão sobre os dias que enfrentamos.
Portugal, á semelhança de todas as nações do planeta, vive os efeitos de uma pandemia que não se sabe quando surge o seu final. Enquanto isso, as vidas de todos nós são condicionadas, liberdades são restringidas. O direito ao afeto e ao convívio social foi vedado, tendo efeitos devastadores nos cidadãos mais frágeis.
Também economicamente se vivem tempos difíceis e, mais uma vez, serão os mais vulneráveis a pagar a maior fatia da fatura. Novos desafios enfrentamos todos nós. Vivemos tempos novos e imprevisíveis. As alterações climáticas e a invasão do meio selvagem pelo Homem levarão no futuro a que surjam mais epidemias com efeitos imprevistos. Temos de nos preparar. Enquanto portugueses, tempos de enfrentar estes novos desafios com união e solidariedade para que possamos viver estes tempos difíceis com mais suavidade.
Um livro bem interessante que nos leva a refletir sobre a realidade dos nossos dias.
No comments:
Post a Comment