Aguardava com muita expectativa a tarde de ontem. No próximo sábado, 24 de abril, comemora-se o dia mundial do Desporto para deficientes visuais e nós antecipámos as comemorações.
Muitas das pessoas que chegam ao centro de reabilitação deparam-se com um beco sem saída nas suas novas vidas de escuridão. Muitas julgam que o Mundo para elas acabou e há que lhes dar alternativa. Se para mim, que já sabia que ia cegar praticamente desde que nasci, está a ser difícil encarar esta situação, imagino como se sentem alguns destes meus colegas cuja cegueira surgiu nas suas vidas sem eles contarem.
Há que lhes dar alternativas, fazer com que eles voltem a ter alegria de viver. No meu caso pessoal, o Desporto liberta-me. Já aqui referi que é um dos meus refúgios. É um aliado contra a depressão que frequentemente se instala em pessoas como nós que estamos privados de alguma liberdade.
Muita gente que se depara com a perda de visão desconhece completamente o que há no nosso mundo. A possibilidade de praticar Desporto é uma delas e esta ação de sensibilização que ontem tinha lugar revestia-se de grande importância.
Ao longo de mais de duas horas, os meus colegas puderam experimentar vários desportos que se praticam no âmbito da deficiência visual. Qual membro de uma qualquer seita religiosa, eu sempre apregoo as vantagens do Desporto para nós. Desde o bem-estar físico e psicológico que proporciona até à importância para a autonomia e mobilidade quando se vai pela rua e se enfrentam barreiras arquitetónicas que por vezes causam acidentes graves devido a quedas.
Experimentámos bowling, corrida, Futebol e Goalball. No final, eram visíveis o sorriso e a descontração de alguns elementos. Afinal de contas, acabavam de descobrir um mundo novo.
O sorriso de orelha a orelha de alguns elementos do nosso grupo foi impagável. Por escassas horas sentiram-se livres. A palavra liberdade foi constantemente mencionada nas observações que foram fazendo acerca desta tarde.
Mesmo para mim, mais experiente nestas andanças mas nem por isso bem preparada psicologicamente, foi também uma tarde em cheio. Praticar Desporto é para mim fundamental. É algo de que não prescindo.
Devia-se fazer isto mais vezes. Toda a gente iria agradecer.
No comments:
Post a Comment