Sunday, April 11, 2021

“A Coisa” (impressões pessoais)

 

Conforme referi há dias, tinha três livros de Stephen King para ler. Eram três volumes da mesma obra.

 

Existe um único volume contendo a parte menos pormenorizada da história. Os volumes 1 e 2 contém a história mais pormenorizada. Apresentam os personagens, mostram os preparativos dos mesmos para regressarem a Derry…

 

Lendo todos os livros, quem quiser ir diretamente á história principal, deve ler o livro que não tem número. Se lerem primeiro os volumes 1 e 2 escusam de ler o último. Eu li-o um pouco na diagonal.

 

Quanto á história, os protagonistas são sete crianças que eram rejeitadas pelos seus colegas de escola pelos mais diversos motivos. Juntos, formavam um grupo coeso, aproveitando o que cada um dos elementos tinha de melhor.

 

Em 1958, as crianças lutaram nos esgotos da cidade contra uma força maléfica a que chamavam simplesmente a coisa. Essa força do mal aparecia para diferentes pessoas sob diferentes formas. Nas crianças, ela adquiria a forma daquilo que elas mais temiam. Se tinham medo de lobisomens, ela tomava a forma de um, se tinham medo de cadáveres, ela adquiria essa forma…normalmente ela adquiria também a forma de um simpático palhaço para atrair crianças de forma aleatória até aos esgotos da cidade e lá matava e mutilava os seus corpos.

 

Nos adultos, a coisa influenciava de forma maldosa os pensamentos e atitudes. Os índices de criminalidade aumentavam vertiginosamente e as pessoas tinham ideias maléficas.

 

Aconteceu nesta cidade a cada vinte e sete anos. Este grupo juntou-se em 1958, lutou com a coisa e pensou tê-la morto. Vinte e sete anos depois, em 1985, Mike- o único que permaneceu em Derry sentiu a presença da coisa e convocou os restantes amigos. Obviamente eles estavam perto dos quarenta anos de idade e viviam em locais diferentes. Quase todos tinham já as suas famílias mas não tinham filhos.

 

Todos compareceram à chamada de Mike, menos Stan que se suicidou logo após o contacto de Mike.

 

Os seis que restaram voltam a encontrar-se a braços com a coisa nos esgotos. Desta vez não podem falhar. Nem que para isso se tenham de lamentar perdas.

 

Este livro relata a luta constante do Bem contra o Mal e é uma história de amizade e união. Estes amigos ficam juntos até ao fim, com a mais árdua e mortífera das tarefas. Aniquilar a coisa, ou seja, o Mal da cidade.

 

Ao longo da obra, Stephen King expõe o leitor a diversas formas de terror. Passa pela violência doméstica, ao sadismo, passando pelo sobrenatural e cadáveres mutilados. Tudo está presente nesta obra.

 

Gostei bastante de ler este livro. Li os três volumes da mesma obra mas valeu a pena. Nunca me canso de ler Stephen King.

 

No comments: