Tuesday, March 05, 2013

“Uma Aventura Secreta” (impressões pessoais)



Apesar de estar a ficar velha e de já quase ter idade para ser avó de netos, não deixo de, de vez em quando, pegar num destes livros desta magnífica colecção e o ler. Eu ainda hoje continuo a fazer colecção destes livros. Ainda me faltam muitos mas vou-os adquirindo conforme os vou encontrando.

Há muitos, muitos anos atrás, prometi que quando trabalhasse e me fosse possível ter dinheiro, compraria toos estes livros e faria a colecção completa. A tarefa é árdua mas já estou a arranjar um local para os colocar por ordem.

Na verdade, foram estes livros que me incutiram o bichinho da leitura que ainda hoje conservo. Andava eu aí no meu sexto ano e tínhamos aulas de Português em que tínhamos uma aula ou duas por semana dedicadas à leitura de um livro. O primeiro livro que li nessas aulas foi “Uma Aventura No Supermercado”.

Quando fui para o liceu, andava sempre com estes livros. Requisitava-os na biblioteca da escola. Depois também fui comprando alguns.

Sobre este livro propriamente dito, tem a particularidade de a acção decorrer em Mafra. Sinceramente nunca lá fui mas fiquei com curiosidade em conhecer. Gosto da forma como as autoras aproveitam cada pormenor das suas visitas a locais e monumentos para logo imaginarem aventuras. Foi esse o espírito que me incutiram na minha juventude e que ainda hoje se mantém vivo.

A próxima obra que irei ler também é da autoria de um escritor português que desconhecia completamente. Trata-se de um livro muito antigo que eu apanhei de entre algumas obras que alguém há uns anos atrás queria pôr no lixo. Trata-se da leitura de uma obra já com as folhas bem amarelecidas pelo passar dos anos. Vai saber bem ler.

No comments: