Tuesday, March 19, 2013

“O Esoterismo de Dante” (impressões pessoais)



Sabem que mais, ainda bem que este livro era relativamente pequeno. Se fosse um calhamaço, acho que não o leria até ao fim.

Antes de mais, esta obra escrita pelo senhor René Guénon deveria advertir o leitor para a necessidade de ler a “Divina Comédia” de Dante antes de se embrenhar nas sinuosas páginas deste estudo sobre essa obra clássica.

O que mais me irrita nesta obra (ou em qualquer outra) é o excessivo abuso de notas à margem. Eu detesto estar a ler um texto e estar a ser sempre interrompida por notas que, parte-se do princípio que sejam fundamentais para compreender o que se está a tentar explicar. Aqui as notas só estorvam e, na sua maioria, remetem-nos para um verso ou uma estrofe da “Divina Comédia”. Ora eu cometi a insanidade de pegar neste livrinho sem o meu exemplar da obra de Dante (que não tenho” à frente. Para cúmulo, e para dificultar ainda mais a vida, o autor recorre a parágrafos longuíssimos e a frases também muito extensas. Naturalmente que isso não abona nada em favor da boa compreensão.

O tema até era interessante. Com este estudo, Rene Guenon queria provar que na “Divina Comédia” há uma mensagem oculta que só os iniciados compreenderiam. Há as naturais referências à Maçonaria, aos Templários e a outras organizações iniciáticas das quais Dante seria seguidor.

A forma como o tema está abordado é que é completamente descabida. Este senhor deve cativar imenso os estudantes, principalmente os de hoje que não estão para grandes maçadas.

Adiante, que o livro até já anda a perder páginas, que é por causa das coisas. Venha outro bem mais interessante!

No comments: