Tuesday, March 05, 2013

“A Mulher Do Mau Olhado” (impressões pessoais)



Já há muito que tinha esta obra guardada em casa mas só agora surgiu a oportunidade de a ler.

Quando vasculhava nos livros que eram para ir para o lixo e que povoaram um dia o salão da ACAPO, imediatamente coloquei este de parte para levar comigo. Chamou-me a atenção o seu título. Buscava nele algo de fantástico, de misterioso, de sobrenatural.

Esta obra foi escrita por Gomes Monteiro- um escritor que desconhecia por completo. Antes de começar a escrever algo sobre este livro, fui procurar algo sobre este autor e a sua obra. Nasceu em Boticas mas conhece Portugal inteiro e isso viu-se nesta livro que se vai desenrolando em diversas localidades portuguesas.

A história passa-se aqui em Portugal na viragem do século dezanove para o século vinte. Um homem apaixona-se por uma mulher que herdou de sua mãe o dom para colocar mau olhado e fazer a vida dos outros desgraçada.

Esse homem casa-se, tem filhos e também esses enveredam pelo clima de fatalidade. Nesta obra acompanhamos especialmente o filho mais velho que se chama Domingos e que conhece a mulher que desgraçou a vida do pai quando se tentava abrigar de um temporal na Falperra. Domingos é vítima de ódios e invejas por parte dos vizinhos, até ao dia em que é acusado pelo povo e por seu primo José de matar a sangue frio a mulher deste último. Domingos cumpre a sua pena, apesar de estar inocente. Quando regressa e se tenta reabilitar honestamente, é acusado de cometer pequenos furtos no Jardim Zoológico e não aguenta mais as acusações injustas que lhe fazem. Decide pôr termo à vida depois de tantos anos sempre a provar a sua inocência dos actos hediondos de que era acusado.

Apesar de ser um romance muito antigo, há todo um enredo bem interessante capaz de prender o leitor. A autoria do crime era previsível mas tudo o que envolve a obra está muito bom.

Depois de ter lido dois livros de autores nacionais, chegou a vez de ir até ao outro lado da fronteira e ler uma obra um pouco diferente de um escritor espanhol. Uma obra que também promete.


1 comment:

Anonymous said...

Esta disposta/o a vender esta obra?