Tuesday, March 26, 2013

“Anedotas Do Bocage” (impressões pessoais)



Desde muito pequena que ouvi falar de Bocage. Normalmente todas as avós estão sempre prontas para nos contarem histórias e a minha não fugia a essa regra e brindava-nos com todo o tipo de histórias, desde as bíblicas, às tradicionais, passando por acontecimentos que ela presenciou ou que lhe contaram e que foram passados nas proximidades e também outras histórias engraçadas e com imensa piada.

Muitas vezes ela contou as tropelias de um tal de Bocage. Fiquei com a ideia de esse senhor ser um palhaço autêntico. Isso durou até às aulas de Português no liceu. Afinal Bocage era um poeta. Estudámos os seus poemas mas, e as histórias? Talvez foso outro com esse nome, o protagonista das peripécias que sempre ouvira contar. Não. Era o mesmo, afinal. Numa ocasião, essa faceta do poeta foi abordada.

No outro dia, indo ao sítio do costume para comprar livros, encontrei este pequeno exemplar e resolvi comprá-lo para, certamente, me proporcionar umas boas gargalhadas. Por acaso comecei a ler esta obra numa noite em que andava um pouco mais introspectiva e, o facto de ler algo cómico que me fez rir, aumentou sobremaneira o meu humor. Uma boa escolha para aumentar o ego.

Continuando na senda de poetas portugueses, este dispensa apresentações. Irei ler “Mensagem” de Fernando Pessoa.

No comments: