Tuesday, March 12, 2013

“U.R.S.S. 50 Anos Depois” (impressões pessoais)



Esta foi uma leitura diferente de todas as outras. Foi uma breve incursão por uma obra que não é um romance.

Este livro é antigo, muito antigo mesmo. Ainda ostenta uma etiqueta com o seu preço. Querem saber quanto custou esta obra a alguém que um dia, há muitos anos, a comprou? Vinte e cinco escudos. Isso mesmo. Convertendo isto para euros…dá algo como doze cêntimos mais qualquer coisita. Hoje em dia, o que é que se compra com esse dinheiro? Nada.

Esta obra foi feita a partir de alguns artigos publicados na imprensa internacional aquando da passagem do jubileu da Revolução Russa de 1917. Dá-nos uma perspectiva muito diversificada do que mudou e do que foi feito na União Soviética. É claro que na altura ninguém fazia ideia que, cerca de vinte e três anos mais tarde, este grande país indestrutível se viria a desmoronar depois da queda do Muro de Berlim.

Naquele tempo não se falava em Perestroika e outras coisas que nos habituámos a ouvir nos últimos anos que durou a Cortina de Ferro.

Eu gosto sempre de saber algo sobre a história, especialmente a da Europa. Por momentos julguei regressar ao liceu, a um tempo em que requisitava um livro sobre a Segunda Guerra Mundial e o passava todo à unha. Como diz uma colega minha: nem sei como foi possível estudarmos e tirarmos o curso.

As sábias páginas amarelecidas deste pequeno livro alimentaram-me de sabedoria política e histórica sobre uma temática que sempre me foi bem querida- o Comunismo e o Leste da Europa.

Voltamos à literatura de ficção. “Crónica De Uma Morte Anunciada” de Gabriel Garcia Marquez será a obra que irei ler de seguida.


No comments: