Thursday, March 21, 2013

“Uma Árvore, Um Amigo”- Joel Branco (Música Com Memórias)



Ainda no seguimento dos dias mundiais de qualquer coisa, desde que me conheço como gente que este dia 21 de Março é o Dia Mundial da Árvore. Por isso mesmo, este “Música Com Memórias” é especial.

Estas memórias bem coloridas levam-me ao tempo em que andava na escola primária. Todos os dias 21 de Março era uma alegria. Nesse dia, saíamos de casa na direcção da escola com um entusiasmo especial e uma alegria incontida. Não iríamos ter aulas dentro da sala. Ficavam para trás as cópias, os ditados e, especialmente para mim, os números. Este dia era passado no jardim que rodeava a escola, ao ar livre, a plantar árvores, a jogar às escondidas e (não menos importante) a cantar esta música. Cantávamos outras mas esta era obrigatória.

Lembro-me vagamente de um ano em que a nossa professora nos deu autocolantes com árvores. Não me lembro se tinham alguma coisa escrito mas penso que sim.

As professoras do ensino especial também comemoraram o Dia Da Arvore connosco. Normalmente elas vinham sempre à sexta-feira e esse dia era passado de maneira diferente. Talvez o Dia da Árvore tenha calhado a uma sexta-feira num ano. Eu lembro-me que nos fartámos de cantar. Elas trouxeram um gravador para gravar as nossas cantorias. Envergonhadas, as minhas vizinhas não cantaram nada. Nessa ocasião, cantou-se muito esta música.

Um factor curioso envolvia esses tempos em que se comemorava o Dia da Árvore na escola: estava sempre sol e a temperatura estava agradável. Não é como hoje, que andamos todos encasacados e os dias estão mais pardos e tristes. Talvez por aqui se veja que algo está, efectivamente, a mudar em termos climáticos.

Ficam as memórias de dias diferentes, passados no exterior da escola, cantando e rindo, ao mesmo tempo que aprendíamos a cuidar da Natureza.

No comments: