Thursday, March 07, 2013

Músicas novas feitas a partir de canções mais antigas

Estava sossegadamente a almoçar hoje quando ouvi na rádio esta música. Imediatamente tive a ideia de dissertar sobre este fenómeno que, alias, não é novo mas que agora está na moda. Esta não é o único êxito da actualidade feito a partir de alguns acordes de outra música de sucesso. Ontem mesmo, no mesmo local, ouvi uma música como esta feita a partir do megahit “Dragostea Din Te”dos O’Zone (essa mítica banda romena).



Resolvi trazer alguns exemplos. Quem habitualmente lê este espaço já deve conhecer a minha ignorância em termos de música mais recente mas vou tentar colocar aqui algumas.

Alyssa Reid pegou no tema “Alone” dos Heart para fazer uma música completamente nova mas que mantém o refrão e uma parte do tema original.



Esta moda ter-se-á propagado quando Jennifer Lopez pegou numa música que tanto sucesso fez cá em Portugal nos anos oitenta e conseguiu idêntico sucesso. Tal como acontece com a música da Christina Aguilera, também esta tem a parceria de Pitbull. É uma moda como outra qualquer.



Antes disso, já Madonna fez a mesma coisa. Esta música já é de 2004 ou 2005.



Recuemos ainda mais no tempo e vamos encontrar algo ainda mais sofisticado. Trata-se de um dos temas mais labirínticos que conheço e já tem uns anitos valentes. Esta canção é feita a partir de várias músicas (já soube quantas foram utilizadas mas já não me lembro). Pelo menos três reconheço aqui. Lembro-me de ter ficado embasbacada quando ouvi isto pela primeira vez. É uma música especial de corrida, digamos assim.



E há certamente muitas mais. Lembrar-me de todas é quase impossível.



No comments: