Tuesday, February 26, 2013

“Endgame”- R.E.M (Música Com Memórias)






Agora a M80 tem uma grelha de programação brutal. Todas as madrugadas de Domingo para Segunda-feira há um álbum inteiro para ouvir. Esta semana a escolha recaiu no álbum “Out Of Time” dos R.E.M..

Achei que era uma forma de saber finalmente como se chamava esta música que tanto destoa do resto do álbum. É uma música estranha, sem letra, logo não se consegue adivinhar o título. A ideia era procurar um CD que lá tinha em casa mas também não tinha os nomes das músicas. A Ana Moreira só disse o nome da primeira de cada lado. Lá fiquei sem saber como se chamava isto. Depois lembrei-me que existe o Google e que já no outro dia me vali desse precioso auxílio para saber como se chamava o tema dos Chicago que apresentei na edição anterior desta rubrica que faz parte do meu blog.

E lá fui eu procurar o alinhamento do álbum à Wikipédia e encontrei o que andava a procurar.

Mais uma vez, a história desta música remonta às longas tardes da Radio. Da Emissora Voz da Bairrada. Ao tempo em que não havia playlists no computador e cada um pegava no disco de vinil que lhe aparecesse e apontava a faixa que lhe desse na real gana passar. Foram tempos maravilhosos em que a minha imaginação vagueava. Como era bom ser adolescente e sonhar sem limites!

Bem, por incrível que pareça, esta música passava imensas vezes nos programas da tarde. Não me lembro até se a minha amiga Cristina (que tanto gostava de passar música que nem ao diabo lembrava, tal como eu) tinha a ver com isso. Sinceramente não me lembro mas era uma das músicas que mais passava deste álbum.

Era estranho ouvir isto. Parecia a banda sonora daquelas minhas divagações. Hoje é com saudade que relembro esses momentos de fantasia e imaginação que eram tão típicos dos meus anos de adolescência.


No comments: