Tuesday, March 05, 2013

“Derrocada” (impressões pessoais)







Esta é a terceira obra literária que leio em escassos dias. Como me encontrava de férias, houve que colocar a leitura em dia- algo que muito me apraz.

Houve uma ocasião em que tinha já escolhido esta obra para ler mas, como ela faz parte de uma trilogia, tinha a ideia de ter o primeiro livro dos três. Afinal parece que não o cheguei a comprar e foi pena. Gostei particularmente deste.

Pata além da trama, o que mais me cativou foi a forma como este iRcardo Menendez Salmon escreve. É um estilo único, no meu entender. Torna a obra mais fluída, mais interessante, consegue assim cativar a nossa atenção.

O protagonista desta obra, no meu entender, é um polícia que está a investigar um estranho caso de um assassino cruel que comete vários crimes. Ao lado de cada vítima deixa um sapato da vítima anterior.

Paralelamente decorrem os actos terroristas de três jovens que formam um gang ao qual deram o nome de “Os Arrancadores” e que morreram quando fizeram explodir uma estrutura de um parque temático dedicado ao corpo humano.

Achei interessante o facto de o escritor usar as mesmas palavras na primeira e na última página. Na primeira descreve o assassinato que Mortenblau- o assassino dos sapatos- comete. Na última página descreve com as mesmas palavras a execução de Mortenblau por parte do polícia Manila que se vinga da morte da sua mulher que estava grávida e que foi raptada e morta por Mortenblau depois de ter dado à luz.

Gostei imenso deste livro. É pena não ter o anterior, apesar de ter ideia de que o tinha. Ainda irei procurar melhor.

No comments: