Wednesday, February 29, 2012

Um dia memorável

Estava previsto um evento de grande envergadura para os sócios e utentes da ACAPO proporcionado em Coimbra pelo piloto de todo-o-terreno Nuno Matos que levaria cada um de nós a viver as emoções de viajar no interior de um carro de competição.

Aguardava este evento com expectativa. De facto era algo interessante e único nas nossas vidas. Uma oportunidade que não temos todos os dias. À partida, o sucesso deste dia estava garantido.

Também houve uma outra vertente deste Domingo que me agradou muito. Encontrei velhos amigos que não via há muito. Alguns não me lembrava lá muito bem deles. Para citar um exemplo: lembram-se de uma das minhas primeiras aventuras que relatei neste blog? Aquela viagem a Lisboa para fazer testes para ingressar no curso de Fisioterapia da ONCE? Para avivar a memória, basta ir ao arquivo de Março de 2006. Nessa altura o blog ainda não estava desactualizado. Nesse dia relatei que fui até á estação com um colega de Braga que encontrei e que vinha acompanhado pelo pai. Apesar de me ter esquecido desse episódio, imediatamente o relembrei ao rever esse meu amigo que se deslocou da cidade dos arcebispos de propósito para o evento.

Depois reencontrei o meu amigo e colega do Atletismo Carlos Lopes que não via há precisamente sete anos. Desde aquele dia em que anunciei para os meus colegas ouvirem que era com muita pena e muita mágoa que me retirava do Desporto.

O terceiro encontro teve como protagonista uma antiga colega nos cursos da ACAPO. Ela não se lembrava de mim inicialmente mas eu conheci-a a milhas. Na altura ela havia desistido mas agora retomou a formação.

Também ali tinha os meus amigos habituais com quem sempre converso e brinco. Também não os vejo todos os dias. O mal dos deficientes visuais é a pouca frequência com que se encontram. Devido às limitações de transportes, nunca podemos combinar encontros entre todos e aproveitamos estes eventos sociais em que estamos todos juntos para nos encontrarmos.

Partimos para o trilho onde o carro do piloto Nuno Matos nos transportaria para as emoções únicas do Desporto Automóvel. Eu fui uma das últimas. Fui observando as reacções dos que partiram na frente. Toda a gente vinha maravilhada.

Finalmente chegou a minha vez. De forma algo atribulada, entrei para o carro e o meu telemóvel caiu-me do bolso da camisola.

O carro arrancou a alta velocidade. Fui sempre com os olhos postos no caminho para viver o momento ao máximo. Com as duas mãos a agarrar o acento do carro, os pés levantados por não chegarem ao chão, a sensação foi brutal. Indescritível mesmo. Cada pedaço de terra desaparecia numa fracção de segundos do nosso campo visual. As curvas eram percorridas a uma velocidade estonteante. Foi mesmo fantástico.

Toda a gente contava o que sentiu. Era uma experiência nova para todos nós. Fomos almoçar todos. O almoço serviu para todos podermos confraternizar um pouco mais. O piloto Nuno Matos ficou connosco e a ACAPO não deixou de lhe agradecer e de lhe oferecer umas lembranças.

Era altura das despedidas. Cada um de nós agora partiria para o seu destino.

Foi um dia memorável para relembrar mais tarde. Há muito que não tinha um dia assim repleto de emoções e reencontros. Nem nos meus melhores sonhos.

No comments: