Para descontrair um pouco, recomendo vivamente a leitura desta incrível obra de Italo Calvino.
Este escrituro italiano nascido em Cuba traz-nos este pequeno livro simplesmente arrebatador.
Gosto sempre de descobrir novos escritores, obras diferentes, maneiras divertidas e um pouco loucas de escrever. Italo Calvino tem todos estes ingredientes e esta obra é simplesmente genial.
É a história de um homem completamente excêntrico com uma maneira muito peculiar de ver o Mundo. Coisas que passam despercebidas aos outros, para ele são fundamentais par alimentar a sua existência. Calvino dá propositadamente o nome de Palomar a esse seu personagem. É o nome de um observatório.
Num dos seus capítulos, Palomar possui um telescópio para observar o Céu apenas e só porque tem o mesmo nome do observatório.
Ao longo desta obra, não pude deixar de me rir com algumas passagens. O relato das tartarugas a acasalarem e simplesmente incrível. Há jogos de futebol na primeira liga que não possuem tanta ação como o relato dos movimentos das tartarugas. Imaginei relatores de jogos de futebol da nossa praça a relatarem esse banal acontecimento.
Outro episódio que me arrancou algumas gargalhadas foi aquele em que o protagonista observa uma mulher nua na praia. Também está uma narrativa deliciosa.
E quem no perfeito juízo presta toda a atenção do Mundo à barriga de uma osga???
Este livro é verdadeiramente incrível!
No comments:
Post a Comment