Thursday, January 21, 2021

“Palomar” (impressões pessoais)

 

Para descontrair um pouco, recomendo vivamente a leitura desta incrível obra de Italo Calvino.

 

Este escrituro italiano nascido em Cuba traz-nos este pequeno livro simplesmente arrebatador.

 

Gosto sempre de descobrir novos escritores, obras diferentes, maneiras divertidas e um pouco loucas de escrever. Italo Calvino tem todos estes ingredientes e esta obra é simplesmente genial.

 

É  a história de um homem completamente excêntrico com uma maneira muito peculiar de ver o Mundo. Coisas que passam despercebidas aos outros, para ele são fundamentais par alimentar a sua existência. Calvino dá propositadamente o nome de Palomar a esse seu personagem. É o nome de um observatório.

 

Num dos seus capítulos, Palomar possui um telescópio para observar o Céu apenas e só porque tem o mesmo nome do observatório.

 

Ao longo desta obra, não pude deixar de me rir com algumas passagens. O relato das tartarugas a acasalarem e simplesmente incrível. Há jogos de futebol na primeira liga que não possuem tanta ação como o relato dos movimentos das tartarugas. Imaginei relatores de jogos de futebol da nossa praça a relatarem esse banal acontecimento.

 

Outro episódio que me arrancou algumas gargalhadas foi aquele em que o protagonista observa uma mulher nua na praia. Também está uma narrativa deliciosa.

 

E quem no perfeito juízo presta toda a atenção do Mundo à barriga de uma osga???

 

Este livro é verdadeiramente incrível!

 

No comments: