Tuesday, January 19, 2021

Moléstia

 

Segundo a Priberan, moléstia significa doença, enfado ou desgosto. Também pode significar incómodo.

 

Quando eu era pequena, toda e qualquer doença que afetasse os animais era chamada de moléstia. Um porco adoecia, estava logo com moléstia. Um coelho aparecia de olhos inchados, era de moléstia que padecia. Até as batatas eram acometidas de moléstia.

 

Em tenra idade, tal palavra despertou em mim um certo pavor, especialmente durante a noite. Lembro-me de um episódio particular.

 

Os meus pais iam matar um porco dali a dias. Ouviram-se contar histórias de pessoas nas redondezas que tinham tudo preparado para matança. Chegados ao curral do animal, depararam-se com ele esticado. Sem dúvida que foi a moléstia que o vitimou.

 

Naquela altura (julgo eu que era inverno) a minha avó contou que circulava por aí uma moléstia, claro está, que atacava os suínos. Tinha a particularidade de fazer com que os pulmões dos animais ficassem azuis.

 

Logo a minha imaginação de criança pintou dessa cor os pulmões dos bichos. Assim adormeci naquela noite. No meu breve estado de subconsciência, sonhei que a minha avó me veio dizer que tinham ido para buscar o porco para matar e ele encontrava-se esticado no curral com uns tons azulados.

 

Acordei sobressaltada. Nunca mais me esqueci.

 

Hoje em dia, referem-se muitas pessoas à covid19 como sendo moléstia.

 

Naquela altura, apesar das doenças de animais terem outros nomes, para as pessoas da aldeia, tudo era moléstia. Havia uma doença que tinha um nome bem curioso também- ataque chaveira. Isso afetava também os porcos e fazia com que morressem de repente sem apresentarem sintomas. Num dia estavam bem e de manhã apareciam esticados nos currais com espuma a escorrer das bocas e narizes.

 

Agora a moléstia chama-se apenas covid19 e ataca as pessoas.

 

No comments: