Wednesday, January 04, 2012

Eventos de Natal

Para este sábado estava marcada a nossa festa de Natal na Casa da Cultura e o respectivo jantar de Natal.

Se eu sabia tinha ido a pé. Sempre chegava mais depressa. É inacreditável estar-se mais de meia hora à espera de autocarro. Como já se fazia tarde, apanhei autocarro até aos Arcos e fiz o resto do percurso a pé. Estava um dia agradável.

Já era tarde e eu não tinha ainda almoçado por ter ficado ali à espera do autocarro tanto tempo. A solução passou por comer à pressa um pacote de batatas fritas e umas bolachas tiradas de uma máquina já no edifício da Casa da Cultura.

A Festa de Natal já não é como antigamente. Lembro-me de haver muita gente nos eventos anteriores. O auditório tinha mesmo muito pouca gente. Havia imensas festas de Natal das escolas e isso poderá ter afastado publico da nossa Festa de Natal.

Outra coisa que também me deixou um pouco desolada prendeu-se com o facto de não serem os associados e utentes da ACAPO a animarem a festa. Este ano houve uma senhora que é presença habitual de há uns anos a esta parte nas nossas festas que tem um incrível jeito para contar histórias. Depois seguiu-se um grupo de alunos a representar uma peça de Natal de Mia Couto.

Que saudades do tempo em que nós mostrávamos ao exterior o que valíamos! Assim é que era engraçado! Havia aquele entusiasmo de fazer algo diferente e, por alguns dias, andávamos motivados e a sonhar com o novo dia. Lembro-me ainda da última vez em que se fez algo do género. Fomos imitar artistas. Eu imitei o Elvis Presley com o tema “Always On My Mind”. Andei dias a fio a ensaiar em casa com grande entusiasmo.

Agora a festa está mais triste, na minha opinião. Falta-lhe qualquer coisa. A festa foi feita a pensar nas crianças. Onde estavam elas? Se calhar seria melhor fazer uma festa onde se encaixavam todos como se fazia antigamente. O Natal deve ser festejado por todos.

A festa terminou e seguimos todos para a Câmara Municipal onde veríamos um presépio com figuras em tamanho natural. Juntamente com mais dois amigos meus, seguia pela rua. Estava imenso frio. Provavelmente este era o dia mais frio do ano.

Desencontrámo-nos dos nossos colegas e ficámos na rua à espera que eles chegassem. Nos não sabíamos que eles já lá estavam dentro a assistir ao concerto de um grupo folclórico que cantava canções de Natal, algumas delas bem antigas. Foi este o grande momento da tarde. Adorei aquele pequeno espectáculo. O frio é que já não se suportava.

Chegou a hora do jantar, também ele menos concorrido do que nos anos anteriores e sem a habitual troca de prendas que sempre abrilhantava este tipo de eventos. Mesmo assim houve tempo para confraternizarmos.

Estava cada vez mais frio e toda a gente se teve de vir embora depois de acabada a refeição. Estava demais!

E assim terminou este dia dedicado ao Natal que já não é como em anos anteriores.

No comments: