Monday, January 30, 2012

As memórias permanecerão bem vivas

Acabo de assistir às cerimónias fúnebres de uma senhora que sempre conheci em toda a minha vida já de uma certa idade.

Apesar de todos sabermos ser normal assistirmos ao seu funeral devido à sua idade avançada e não ser normal ela um dia poder assistir ao nosso, a morte de alguém que foi tão bom para nós deixa sempre alguma saudade e profunda tristeza.

Não posso deixar de me sentir consternada ao invocar memórias ainda do tempo em que era criança e em que esta senhora ajudava a minha mãe nas terras, nos pinhais, a matar frangos. Na casa de forno...Sempre a conheci já com uma certa idade e foi já com uma longa caminhada nesta vida terrena que nos deixou ontem. Contava quase noventa anos.

É com extrema saudade que recordo os tempos em que íamos para os pinhais e esta saudosa senhora me contava as incidências de novelas, de filmes e de séries. Ainda chorei ao relembrar esses momentos.

Ainda há não muito tempo relatei aqui as nossas peripécias nos pinhais. Em muitas dessas histórias divertidas, esta senhora esteve presente. Referi na altura a saga de um boneco da minha irmã que não apareceu no final da jornada diária num pinhal depois de eu o ter besuntado com lama e o ter arremessado para além das árvores. A senhora que agora tristemente sepultamos correu tudo à procura dele.

Quando se matavam frangos em minha casa, ficava ali nas imediações a ouvir as conversas das intervenientes. Esta senhora vinha sempre com histórias novas que eu achava maravilhosas.

O carinho que sentíamos por ela e ela por nós era muito grande. Quando a idade a começou a impedir de trabalhar no campo, ela não deixou de frequentar a minha casa, especialmente aos domingos à tarde. A minha mãe preparava-lhe chá e bolos.

Quando a minha mãe cozia bolos ou broa, ia lá sempre a casa levar. Eu acompanhava-a e ficávamos ali horas esquecidas a conversar.

A vida é assim. Depois de ter cumprido a sua jornada de quase noventa anos de vida, eis que esta chega ao fim, relembrando-nos que ninguém é imortal nesta vida terrena mas pode sê-lo nas memórias que cada um de nós guarda da sua vida entre nós.

Que descanse em Paz!

No comments: