Sunday, September 25, 2011

O progresso

Todo este sonho se baseia numa viagem ao passado. Foi há mais de dez anos que nós fomos até ao Ribatejo para jogarmos Goalball em Vila Franca de Xira ou em Vialonga. Sei que nós pernoitámos numa quinta em Vialonga. O espaço era enorme e nós pernoitámos num palácio muito bonito. Tive pena de não ter tirado fotos e de termos percorrido o espaço já de noite.

Hoje recordo essa viagem na perfeição. A caminho do local onde íamos ficar, eu ia perguntando ao Senhor Mário as localidades por onde passávamos. Hoje no trabalho, sirvo-me dessas recordações para reconstruir uma espécie de mapa mental dessa zona. Se a memória não me falha, penso que o Benfica até jogava no estádio do Alverca nessa noite e se notava o tráfego intenso nessa zona. Em Vialonga a carrinha da ACAPO deslizava na estrada sem grande dificuldade.

No sonho tentava recordar essa viagem face a uma reportagem recente que passava na televisão que foi feita nessa mesma zona.

O que tinha eu agora ido lá fazer? A reportagem era muito vaga e várias temáticas eram abordadas. Numa versão do meu sonho, a localidade que havia conhecido há dez anos estava bastante modificada e desenvolvida. O progresso era imenso.

A localidade tinha um clube de Futebol grandioso, enormes prédios com lojas modernas, indústrias...A grande diferença prendia-se com o movimento nas ruas que era imenso. Na altura que lá estive, num Sábado à noite, percorremos a rua sem problemas. Havia também gente famosa que representava a terra em termos nacionais e mundiais. Estou a falar de gente famosa.

Noutra versão do meu sonho os centros comerciais apresentavam lojas vazias. Lembrava-me que há dez anos havia uma enorme oferta de produtos variados.

Quando acordei, lembrei-me que não andei ali a passear. Apenas lá passei.

No comments: