Saturday, September 10, 2011

Festa

Logo bem cedo acordei com aquele cheiro característico da festa no ar e com os foguetes a ribombar. Foram os únicos sons que se fizeram ouvir.

A banda contratada para fazer a procissão não foi, mais uma vez, à nossa porta. Os habitantes das imediações estão furiosos com a banda e com a mordomia. Quase todos os anos é a mesma coisa. E nós damos dinheiro para a mordomia.

Falemos do almoço, que é um assunto bem mais agradável. Tudo estava uma categoria, especialmente o leitão. Foi colocada uma rede para proteger do Sol e uma amiga nossa (que havia estado na América do Sul) deu-nos uma receita infalível para espantar os insectos voadores sem recorrer a insecticidas. Consiste em pendurar um saco transparente cheio de água. Os insectos voadores vêem a sua imagem reflectida no saco e fogem. Resultou. Dali a nada não andava uma única mosca a rondar a mesa.

À noite fui até ao arraial. Como referi no texto anterior, já não ia ao arraial há muitos anos e por isso aproveitei. Só teria essa noite para dançar.

O conjunto de baile tocava música animada e eu estive largas horas a dançar. Eu danço sozinha. Foi até não sentir os pés. Como me diverti!

Destaque para o fogo de artifício. Foi muito lindo. Eu filmei-o com o telemóvel para a posteridade.

No comments: