Monday, May 21, 2007

Quando o Porto perde

É dia de festa! Sempre que o Porto perde apetece sair à rua e dar largas à euforia. Eles que se orgulham de ser os invictos, os maiores, os paranormais...

Quando o Porto perde o coração pulsa com um outro alento e tudo em volta transborda felicidade e harmonia. Explodem as gargantas e as frases de escárnio atroam os ares.

Assim foi naquele domingo algo cinzento, que logo se alegrou perante o infortúnio dos dragões, que se viram bem cedo afastados da conquista da Taça de Portugal, graças a um golo do jogador David do Atlético.

E os tripeiros que antes de a época terminar já dizem que na época seguinte conquistarão a “dobradinha”. A única dobradinha com que se terão de contentar é mesmo com o prato que caracteriza a sua cidade. Outra equipa vencerá a Taça de Portugal esta época. Seguramente.

O sorteio havia presenteado os “grandes” com equipas de escalões inferiores. O Sporting teria a tarefa mais dificultada, apenas e só porque se tinha de deslocar à Madeira para defrontar o União. O jogo foi antecipado para 21 de Dezembro e os leões venceram por 1-3 com relativa facilidade.

O Benfica recebeu ontem o Oliveira do Bairro e venceu confortavelmente por 5-0. Esperava-se que os tripeiros fizessem o mesmo, tendo também como adversário um conjunto da II Divisão.

Mas o Atlético veio ao Estádio do Dragão extremamente concentrado e decidiu bater-se de igual para igual com o campeão. O Porto começou a ficar nervoso e os lisboetas aproveitaram.

Na segunda parte o golo do Atlético fez rejubilar os adeptos que não simpatizam minimamente com aquele emblema azul com um dragão. O avançado brasileiro David bateu Vítor Baía que defendia as redes portistas nesse jogo. Aliás, a equipa do Porto foi toda alterada de modo a que os jogadores mais utilizados pudessem descansar. È que parece que o calendário tinha sido bastante duro no Futebol Português!

O golo do Atlético foi apontado de uma forma pouco ortodoxa, mas ia dando alento aos seus adeptos e aos adeptos dos outros clubes que sempre dão tudo para ver um deslize dos dragões.

O coração ficou em suspenso quando foi assinalada- já em descontos- uma grande penalidade a favor do Porto. Chamado a converter, Ricardo Quaresma falhou e voltou a alegria aos lares anti dragão.

Jesualdo Ferreira estava passado com Quaresma e com os restantes jogadores. Como sabe bem uma derrota do Porto! Só o gozo que dá vê-los a culparem-se mutuamente!

A festa foi de arromba para os adeptos e jogadores do Atlético. A equipa da Tapadinha conseguiu repetir a proeza do Torriense há uns anos. Por acaso foi num dia de Carnaval. Um jogador chamado Cláudio Oeiras ficou famoso por ter marcado o golo que afastou o Porto da Taça em pleno Estádio das Antas- local onde poucos venciam.

Antes de terminar este assunto, quero acrescentar que há uma altura em que eu dou tréguas ao meu antitripeirismo. Isso acontece quando o Porto joga para as competições europeias. Aí estou sempre do lado das equipas do meu País.

A manhã estava algo cinzenta. Havia que apanhar o comboio até casa e assim poder gozar o que ainda restava de um fim-de-semana bem positivo.

Houve um almoço de família em que a minha madrinha tinha sido convidada. Durante esse repasto a minha vizinha armou confusão porque estava indecisa e algo confusa sobre a data em que queria matar a porca. Estiveram horas a discutir sobre a melhor data. Aquela criatura é assim!

Era um domingo em que a chamada “festa da Taça” se fazia sentir. E como foi bela a festa! O Porto caiu aos pés de rei David que comandou uma bem organizada equipa do Atlético. Outro emblema que também surpreendeu foi o Penafiel que afastou o Marítimo da Taça. Também venceu por 1-0 mas em sua casa.

A goleada desta eliminatória da Taça de Portugal foi conseguida pelo Beira-Mar que aviou os madeirenses do Santana por 6-0. Nem os rumores sobre a revolução que o clube iria sofrer durante a semana impediram que a equipa conseguisse uma vitória tão expressiva. O avançado brasileiro Roma, que recuperou de prolongada lesão e que tanta falta tem feito aos aveirenses, regressou em grande.

A Académica recebeu e venceu em casa o Vitória de Setúbal num jogo entre duas equipas da Superliga. O húngaro Gyanno apontou os dois golos da Briosa.

Ao final da tarde a chuva fez-se sentir. Espero que não chova quando estiver para sair de casa. Mas que castigo!

No Sul do País, os pilotos e as máquinas que participam no Lisboa-Dakar cumpriram mais um dia de prova. A nossa equipa chegou a Portimão com mais de três horas de atraso. O veículo ainda parou umas quantas vezes por pequenas avarias e foi apupado pelo imenso público que se encontrava já a abandonar o local da passagem da caravana.

Situação do dia:
No Estádio do Dragão um pequeno melro passeava pelo relvado enquanto decorria a partida entre o Porto e o Atlético a contar para a Taça de Portugal. Era a chamada ave de mau agoiro que pressentiu o afastamento dos dragões da prova.

Bacorada do dia:
“Kamzerkak” (Como?!!!!!!!!)

No comments: