Tuesday, May 08, 2007

2006

Cai o pano sobre 2006 e o Novo Ano já espreita por detrás da cortina que se vai abrindo. Já é um lugar-comum fazermos um balanço sobre o ano que termina e uma pequena previsão para o Novo Ano. Tal como acontece com toda a gente, também eu aqui vou apresentar um balanço daquilo que foi o meu ano de 2006.

Para ajudar a que o ano corresse de forma positiva basta referir que a minha doença conheceu um período em que não evoluiu. Quando as coisas estão na mesma é quando estão bem, uma vez que o problema não pode ser resolvido. Espero que em 2007 não me tenha de preocupar com isso.

Uma nova etapa se abriu na minha vida. Terminei a Formação na ACAPO que culminou com três experimentações. Numa delas vivi um sonho autêntico porque fez com que um objectivo pessoal se realizasse. Partirei para um nova etapa que será o estágio na Piscina de Celas- local onde realizei a terceira experimentação e onde eu descobri algumas capacidades que julgava não possuir. Dizem até que mudei desde que fui para lá, mas isso não é de todo verdade. Se calhar o facto de eu estar mais ocupada permite que não pense tanto naquilo que me inquieta. Situações negativas também as houve e não foram nada poucas, nem foram coisas ligeiras. Houve mesmo uma situação em que eu fiquei completamente destroçada.

Regressei ao Desporto, porém os melhores momentos da minha vida no Desporto ocorreram fora das minhas provas. Destaco o encontro com alguns elementos da Rabobank Continental. Foi o realizar de um sonho. O momento foi mais marcante ainda porque eu não tive tempo de viver aquela ansiedade de os encontrar. Naquele dia de manhã não estava sequer a contar ter um momento daqueles. Outros encontros marcariam ainda o ano.

É de 2006 que guardo a melhor recordação que tenho. Curiosamente nesse dia deveria estar no meu campeonato, mas o voluntariado no Mundial de Ginástica Acrobática acabou por ser uma coisa que jamais irei esquecer. Outro momento marcante foi a presença na composição da Bandeira humana no Estádio Nacional. Foi algo muito importante, pena foi a falta de organização. Mas tudo foi ultrapassado e hoje orgulho-me bastante de ter participado nessa iniciativa.

Participei igualmente no voluntariado de Triatlo em Lisboa. Quanto às minhas provas, fiz todos os possíveis dentro das minhas limitações para melhorar os meus resultados. Evidentemente que não espero milagres. O novo ano que agora começa trará mais oportunidades de competir. Espero ter oportunidade de ir ao Campeonato Nacional. Este ano comemoro dez anos de carreira. Não é qualquer pessoa que passa o que eu passei e ainda continua a lutar por uma causa quase perdida.

A luta por uma vida melhor faz parte do quotidiano de qualquer Ser Humano. Quando esse ser parte em desvantagem em relação a outros cidadãos, essa luta é uma questão de sobrevivência. Em 2006 tentei mudar um pouco o rumo da minha vida. Candidatei-me a uma bolsa de estudo da ONCE. Fui a Madrid, mas não fui seleccionada. Outubro trouxe ainda mais uma faceta no meu enriquecimento cultural e social. Passei a frequentar aulas de Holandês. Foi nessas aulas que me realizei um pouco.

Alguns acontecimentos que rodeiam o meu mundo exterior influenciaram a minha vida no ano que passou. As mortes dos gatos Ju e Max causaram-me alguma tristeza. As vitórias dos ciclistas da Rabobank foram sempre sinónimo de alegria e espero que continuem a ser neste ano que agora começa.

O ano que passou foi igualmente fértil em eventos sociais. Fui a uma discoteca pela primeira vez no âmbito da Semana Jovem da ACAPO em Viseu. Os eventos relacionados com o voluntariado foram igualmente privilegiados para novos encontros. E como foram!

Situações insólitas também aconteceram. A mais incrível foi estarmos a ter aula numa sala inundada sem nos apercebermos disso.

Por falar em acontecimentos, houve uma repentina vontade de os colocar num blog. Foi assim que surgiu este espaço no dia 10 de Março de 2006. Apesar de nem sempre estar actualizado, eu faço sempre todos os possíveis por relatar o que faço, o que penso, o que acontece, o que invento, o que registo…enfim. Em 2007 espero aperfeiçoar este espaço com todo o meu empenho. Ah! E espero recuperar o atraso que ele leva. Continuarei a descrever sonhos, acontecimentos, chatearei novas pessoas e relatarei os feitos dos ciclistas da Rabobank. Espero comentar a vitória de um deles numa grande competição.

Já me esquecia: passei em 2006 para o clube dos trinta.

Para o final fica algo que lamentei em 2006. Apesar de ter considerado um dos anos mais positivos da minha vida, faltou a cereja no cimo do bolo. Essa cereja era uma viagem até à Holanda. Fiquei triste, magoada, destroçada com tudo isto. Espero que 2007 traga novidades a esse respeito.

Venha 2007!

O primeiro dia de 2007 foi passado em casa e sem história. A morte do nosso primo ainda marca todas as conversas.

À noite estava a ver o “Gato Fedorento” quando da rua ecoou um tiro que colocou toda a gente em polvorosa. Foi alguém que apenas quis brincar.

Situação do dia:
Um amigo meu ligou-me para desejar um Bom Ano. Para falar com ele coloquei o auscultador do telefone ao contrário. Estava a falar com a parte de escutar e vice-versa.

Bacorada do dia:
“Pediu ao senhor que o levasse a Coimbra para em Fevereiro fazer a desoticachão.” (Não sei se foi assim a palavra.)

No comments: