Monday, May 21, 2007

O Beira-Mar e os Espanhóis

Ventos de mudança começaram a soprar em Aveiro ainda enquanto decorria o encontro entre o Beira-Mar e o Santana a contar para a Taça de Portugal.

Vindo de Espanha, o vento anunciava que nada iria ser como dantes no clube aveirense que ocupa os últimos lugares na tabela classificativa da Superliga.

Dizia-se que Carlos Carvalhal iria deixar o comando técnico da equipa e que para o seu lugar seria colocado pelos novos investidores o ex-jogador do Maiorca Francisco Soler. Não acreditando muito em tais notícias, os repórteres correram em busca de as confirmar ou desmentir.

Tudo isso é verdade. Uma empresa de agenciamento de jogadores de Futebol com sede no País Vizinho vai investir fortemente no Beira-Mar e colocará na equipa alguns jogadores ligados à empresa.

Os sócios do Beira-Mar já ergueram as suas vozes contra a decisão tomada pela Direcção, liderada por Artur Filipe, de deixar que os espanhóis tomem conta do clube. No entanto a decisão parece ter como objectivo imediato tirar a equipa da situação aflitiva em que se encontra e ajudar a equilibrar as contas.

É uma decisão arrojada. A razão falou mais alto que o coração e a direcção do Beira-Mar achou que era necessário fazer algo para os objectivos serem atingidos. Assim é o Futebol de hoje. O coração pouco conta num mundo em que o milhão é rei.

O Futebol de hoje deixou de ser o mero pontapé numa bola e passou a ser uma indústria global, capaz de mover um elevado capital. É usual em Inglaterra grandes empresas investirem ou comprarem mesmo grandes equipas de Futebol, chegando até a custear novos recintos desportivos para as mesmas.

Portugal ainda não acordou para essa realidade que só agora com o Beira-Mar parece começar a instalar-se. Há alguns anos atrás, o clube aveirense realizou um acordo semelhante com uma empresa britânica similar a esta. Nessa época, o melhor que o Beira-Mar conseguiu foi um excelente jogador que eu ainda hoje tenho pena de não ter sido aproveitado pelos grandes do nosso Futebol que preferem ir ao Brasil abastecer. O Benfica que o diga! Esse atleta com nome de antivírus bloqueou os nossos defesas ao ponto de nem pernas terem para um outro jogador que não era muito rápido, mas que apontou dos golos em pleno Estádio da Luz.

De referir que nessa época o Beira-Mar desceu de divisão, apesar do esforço final de Augusto Inácio que entretanto tomou conta da equipa. Veremos o que acontece este ano. Costuma-se dizer que “de Espanha nem bom vento, nem bom casamento”. Os adeptos do Beira-Mar esperam que esta aliança traga, a curto prazo, os seus frutos. Veremos se a história não se repete.

Ultimamente os sonhos andam a ser um pouco estranhos. Cómicos até. Na noite anterior sonhei com uma assembleia que não havia meio de começar. Hoje sonhei que estávamos a fazer uns exames para um qualquer projecto de voluntariado Procurava uma casa de banho que tivesse uma porta que fechasse, mas todas as casas de banho iam dar a um corredor e nenhuma delas tinha porta.

Apanhei o autocarro bem cedo. Começava também mais cedo uma manhã de trabalho.

Um acidente provocado, segundo dizem, por um velho já muito idoso que ainda anda na estrada a conduzir fez com que o trânsito não circulasse com normalidade. Atrasei-me imenso. Como é bom de calcular, a fila na cantina era enorme quando finalmente cheguei à escola. Acho que nunca me atrasei tanto. Bem, valeu o facto de ter chegado mais cedo de manhã.

A tarde também passou sem incidentes. Já bastava o atraso do autocarro. Foi enorme.

Depois da gloriosa tarde de sábado eis-me de regresso aos treinos. O apronto consistiu em trinta minutos de corrida. Quinze minutos foram reservados para aquecimento e os restantes quinze para duas séries de cinco minutos de corrida mais rápida, alternados com outros cinco minutos de corrida normal. No total percorri pouco mais que dez voltas a uma pista de fora. Os alongamentos encerraram- como sempre- um apronto que decorreu dentro da normalidade. Pelo menos eu não tenho aqui qualquer coisa anormal apontada.

A noite caía. A estreia da novela “Paixões Proibidas” baseada na obra de Camilo Castelo Branco ocupou a minha noite. Eu não gosto de novelas, mas esta será diferente. Quero ver o que foi feito com essas obras.

Situação do dia:
Alguém entrou nas instalações da Piscina da parte da tarde e voltou a sair sem falar com ninguém. Visita rápida ou engano no local que procurava?

Bacorada do dia:
“É Natação ou é Piscina?” (Hidroginástica)

No comments: