Sempre tive curiosidade e interesse por temas ligados á saúde. Desde muito cedo na minha vida, lembro-me de procurar nas revistas que ia encontrando por aí os artigos relacionados com sintomas de doenças ou cuidados a ter com o corpo. Hoje, muitos anos depois, não sou diferente.
Foi por isso que adorei este livro. Com ele aprendi muito, especialmente sobre o funcionamento do cérebro. O neurocirurgião henry Marsh conta-nos histórias reais das suas experiências nos diversos estabelecimentos de saúde onde realizou delicadas operações ao cérebro em que a linha entre a vida e a morte, o sucesso e o fracasso, a alegria e o drama era muito ténue.
Sinceramente, admiro a coragem de quem tem a vida de outro Ser Humano nas suas mãos. Não deve ser fácil. Sendo também seres humanos, os médicos devem ter mesmo muito sangue frio para lidarem muitas vezes com a morte e com o erro que pode custar uma vida. Neste livro estão relatadas muitas histórias dessas. Histórias em que um simples pormenor podia fazer a diferença entre a vida e a morte.
Decisões difíceis têm de ser tomadas. Famílias têm de ser preparadas para o pior, doentes têm de ser postos a par do que vai acontecer com a sua vida se forem ou não operados ao cérebro. Não é fácil. Estes senhores, sim, devem ser considerados heróis.
Para todos eles, o meu apreço, admiração e solidariedade.
No comments:
Post a Comment