Este livro foi escolhido para livro do mês de julho para ser lido pelo nosso grupo.
Trata-se de uma obra que expõe vários temas fraturantes da nossa sociedade.
De há uns anos a esta parte, as mulheres foram encorajadas a denunciar casos de assédio de que foram vítimas e que permaneceram a corroer os seus íntimos por muitos anos, por medo de serem julgadas, por medo que uma sociedade ainda tradicionalmente machista as condenasse. Apareceu o movimento “Me Too” e logo surgiram por todo o Mundo mulheres anónimas e famosas que denunciaram assédio por parte de realizadores de Hollywood, de treinadores, de médicos e de chefes anónimos de uma qualquer pequena empresa num canto sombrio do globo. As mulheres passaram a não ter medo, a não temerem os julgamentos que cada vez se fazem nas redes sociais e não na rua.
Esta obra de ficção conta-nos a história de um chefe abusivo que foi chamado de jamie. Ele trabalhava com inúmeras mulheres na sua empresa imobiliária e arranjava maneira de ter sempre ascendente sobre elas. Infelizmente existem muitos James neste Mundo que simplesmente tratam as mulheres como seres inferiores e incapazes, que as humilham diariamente, que tudo fazem para que elas não constituam uma ameaça ao inquestionável poder dos homens nas chefias das empresas.
Nesta obra são contadas as histórias de três mulheres muito diferentes que tinham a infelicidade de ter Jamie como seu chefe. Alex era uma mãe solteira com algumas dificuldades económicas e que vinha de uma família em que o seu pai não seria muito diferente de jamie. Era um marido e um pai que não tinha respeito nenhum também para com as mulheres e dominava-as. Alex acabou demitida por Jamie, acusada de incompetência quando não foi ela a culpada do erro. Sem emprego e sem dinheiro, Alex alimenta um ódio crescente por Jamie. Promete vingar-se.
Nicole é uma mulher casada com um marido que, ao contrário de Jamie, é um adepto da partilha de tarefas e da partilha da educação dos filhos. Bem está desempregado e cuida da vida doméstica e da filha de ambos a tempo inteiro, enquanto que Nicole ocupa um cargo de responsabilidade na empresa de Jamie. Nicole, tal como outras mulheres que trabalham na mesma empresa, sofre assédio sexual por parte de Jamie. Ela acaba por consentir e acredita que uma relação extraconjugal não fará mal ao seu casamento que parece sólido. Nicole ambiciona altos voos e não consegue desenvencilhar-se da teia cada vez mais apertada de Jamie. Um dia Jamie promete-lhe que viverão juntos se ela deixar o marido. Ele promete deixar também a sua mulher para viver com ela. Um encontro entre Nicole e Jame é marcado num restaurante. Os casais estão ambos no estabelecimento. Nicole resolve dizer ao seu marido que tem outra pessoa e que o vai deixar. Na outra mesa, Jamie e a mulher, vendo o que se acabava de passar, são todo sorrisos. Afinal, foi algo previamente preparado pela mulher de jamie que parece que era ela que lá em casa vestia calças, falando em bom português. Ela explora as fraquezas de Jamie e Nicole que, extremamente magoada, acusa James de assédio. Isso gera o maior rebuliço na empresa.
Por último temos Jill, uma mulher mais velha, já no final da sua carreira. Ela é mulher de Stan, anterior ocupante do lugar que Jamie agora ocupa e que foi obrigado a renunciar por causa de um cancro na próstata. Jamie faz a vida de Jill num inferno e todos os dias lhe lembra que a sua carreira está no fim e que a preocupação com a doença do marido lhe está a tirar o foco no trabalho.
Alex, Nicole e Jill encontram-se numa noite durante um jantar de despedida de uma colega que se aposentou. No meio de alguma bebida, elas contam histórias incríveis de Jamie e ali prometem dar a provar ao seu chefe do veneno que ele lhes serve a elas todos os dias. A mais empolgada com a vingança é naturalmente Alex que ficou numa situação muito vulnerável. É ela que acende o rastilho para uma série de acontecimentos que vão levar depois ao desfecho da morte de jamie empalado na obra do edifício que estava a tentar vender. Logo a culpa recai nas mulheres, especialmente em Alex que estava claramente transtornada e fora de si.
Afinal quem matou o abominável e abusivo Jamie?
No comments:
Post a Comment