Continuamos com os autores portugueses que vão continuar a merecer amplo destaque esta semana.
Júlio Magalhães, jornalista que apresenta os noticiários na CNN é o autor deste romance que tem como assunto a chegada de angola de muitos cidadãos que fogem do caos e começam do nada num país que não conhecem ou já não se lembram.
Pediu-se a júlio Magalhães que escrevesse um romance sobre um acontecimento histórico relevante para Portugal e ele escolheu a temática dos retornados, na qual ele próprio também se insere, uma vez que também ele veio de Angola.
Aqui é contada a história de uma comissária de bordo que faz a ponte aérea entre lisboa e Luanda para retirar os cidadãos que quisessem deixar angola nos tempos que antecederam a independência do país.
É narrado o primeiro voo de Joana com destino a luanda e a ligação que criou com aquelas pessoas, especialmente comCarlos Jorge.
Por acaso não convivi de perto com a questão dos retornados. Acho que não há ninguém na minha família nessas condições mas na minha aldeia houve uma série de pessoas que regressaram de angola e tiveram de refazer a sua vida praticamente do zero.
Sem dúvida um contributo importante para melhor compreendermos a nossa história recente.
A melhor forma de aprender e recolher informação é contando uma história. Verdadeira ou ficcional, como é este o caso. O autor foi beber a várias histórias verdadeiras para assim criar o enredo deste livro.
Pouco conhecia sobre os retornados mas agora fiquei com uma ideia mais clara após a leitura deste romance.
No comments:
Post a Comment