Agora leio uma palestra feita por Ailton Krenak, curiosamente em Lisboa.
Ele que é um ativista dos direitos dos povos indígenas no Brasil e preocupa-se com as questões ambientais.
O autor salienta que os povos que habitam em zonas mais rurais e com poucos recursos adaptam-se melhor ás mudanças que o nosso planeta está a atravessar do que quem vive em ambientes urbanos.
As pessoas que vivem no chamado mundo civilizado por vezes olham de lado para povos que possuem outras crenças e outro modo de viver, muitas vezes longe dos grandes aglomerados populacionais. Para quem vive no conforto das cidades, os indígenas e outros povos vivem na pobreza e tudo lhes falta. Não é bem assim, estas pessoas são as que melhor cuidam do nosso planeta.
São essas diferenças que fazem com que os povos que habitam a Terra não sejam unidos, construindo assim a Humanidade como um todo. Vivemos no mesmo planeta mas somos muito diferentes. Haveria que respeitar a forma de viver e o espaço de cada um para se viver a Humanidade de uma forma plena. Não é impingindo os nossos valores que aparentemente estão certos a pessoas que vivem de outra maneira que atingimos a plenitude de Humanidade. Também temos de aprender com essas comunidades e retroceder, quem sabe, a um Mundo em que o amor e o respeito pela natureza e pelo ambiente sejam valores fundamentais.
Li dois livros que falam da forma como hoje vivemos. Não sei para onde caminhamos mas, sem dúvida, que caminhamos para algo não muito bom.
No comments:
Post a Comment