Wednesday, July 27, 2022

Se eu fosse ao Taremi, também queria sair

 

Ontem causou grande celeuma e alguma surpresa uma entrevista de Mehdi Taremi a órgãos de Comunicação iranianos.

 

Ele não disse nada de mais, apenas foi realista. Um clube que atravessa alguns problemas financeiros tem de vender os jogadores enquanto o mercado dá um valor interessante por eles. Também é objetivo de qualquer jogador experimentar outro campeonato e outro clube que aspirasse a valores mais altos. Taremi não privilegia a questão financeira, antes o projeto desportivo. Se assim fosse, nunca tinha chegado a Portugal quando ganhava dez vezes mais no Médio oriente.

 

É   natural que o jogador queira aos trinta anos experimentar uma das cinco ligas mais importantes da Europa, especialmente a Premier League que é a melhor liga do Mundo. O clube só tem mesmo de respeitar.

 

Depois existe toda esta inexplicável perseguição movida por alguma comunicação Social e alguns adeptos ou mesmo dirigentes dos clubes rivais. Tal perseguição roça mesmo o Bullying que chegou ao ponto de ser mesmo perpetrado por elementos ligados á arbitragem, sinal de que toda esta situação já chegou a um ponto inaceitável.

 

Como fã número um do taremi, toda esta perseguição que foi movida na época passada e que promete estar de volta já nesta altura em que ainda não começaram as competições oficiais me está a magoar imenso. Ainda no outro dia, por acaso um adepto do meu clube (para mim isso é ainda pior) começou a dizer mal do taremi assim do nada quando se comentava…um jogo da Seleção portuguesa. Mas o que é que o Taremi tinha a ver com esse jogo. Portugal jogava para a Liga Das nações, obviamente que não era com o irão. Enfim…

 

No passado domingo, aquele canal televisivo que todos sabem qual é. Onde até trabalha um jornalista com carteira profissional que, como tal, devia ser mais isento e cuidadoso a comentar as notícias, trouxe um indivíduo que dizem que foi árbitro propositadamente para comentar lances do taremi…no jogo de apresentação do Porto. Onde é que isto vai chegar?

 

Esse senhor, que a partir de agora, sempre que ele estiver a comentar, eu me recuso a ouvir, apresentou-se com tanta arrogância, com tanta raiva, destilando veneno viperino ao canto da boca que quatro outros comentadores que lá estavam, independentemente da cor clubística, foram obrigados a defender o Taremi. Mesmo assim, esse senhor que dizem que foi árbitro, continuou a vomitar o seu ódio, parecendo que a todo o momento iria abrir a porta da rua e sair armado de caçadeira em punho para procurar o taremi. Senti ódio naquelas palavras, uma raiva inexplicável. Ele deve conhecer o taremi tão bem como eu. Não percebo que mal fez ele a esse senhor para vir para a televisão com uma fúria tal, que se sentia a sua língua venenosa teimosamente a querer espreitar ao canto da boca. A sua voz rancorosa e exaltada transmitia energias bem negativas. Mas ainda não começou a época e já estas vozes se levantam contra o taremi?

 

Se agora as coisas estão assim, como vai ser quando começar o Futebol a sério. Se este senhor cora de raiva agora, como vai reagir quando houver lances determinantes que decidam realmente alguma coisa?

 

Sinceramente, começo a ficar preocupada e não estou a gostar mesmo nada de algumas coisas que se têm vindo a passar. No passado domingo foi mesmo a gota de água. Se ele vê ou ouve o que dizem dele, como será que se deve sentir? Face a todo este ambiente, também eu me quereria ir embora. Para outro campeonato. Para um país onde os adeptos gostem realmente de Futebol e não apenas dos seus clubes. Para onde saibam apreciar e valorizar os bons jogadores, independentemente de jogarem ou não com as suas cores. Para um  país de gente civilizada, não um país de peixeiros e saloios que surgem de para-quedas em programas de televisão com grande audiência. Para um lugar onde clubes rivais não publiquem nas suas páginas oficiais artigos de opinião denegrindo não só o jogador mas também o cidadão.

 

O taremi merece muito mais do que o mesquinho futebol cá do burgo. Onde até os árbitros dentro de campo incrivelmente escarnecem dos jogadores. Só mesmo em Portugal há comportamentos desses, a não ser em países de terceiro mundo…e esses até devem ser bem mais civilizados.

 

Face a tudo isto, o taremi deveria ir mesmo tentar a felicidade para onde o soubessem apreciar.

 

Ele merece melhor”

!

 

No comments: