Saturday, July 23, 2022

“A Revolução digital” (impressões pessoais)

 

Abro aqui um espaço para ler livros de não ficção e sobre assuntos que aparentemente saem da minha zona de conforto.

 

É sempre bom estarmos mais informados sobre o Mundo e aquilo a que estamos a assistir. São tempos de profundas mudanças. Nós não somos os mesmos e o planeta onde habitamos também não.

 

A grande revolução que está a acontecer bem á  frente dos nossos olhos é a revolução digital que, à semelhança da revolução industrial e da descoberta do fogo implementou mudanças significativas na nossa forma de ser, de agir e de interagir com o ambiente e com os nossos semelhantes.

 

Está-se a assistir á mudança de um mundo analógico para um mundo digital e as empresas que, com poucos recursos físicos, estão a prosperar são as chamadas empresas jerk, como são disso exemplo a Uber ou a Amazon.

 

Estas empresas aparentemente arriscam sem pensar no risco, fazem primeiro e aprendem depois, satisfazem necessidades que as empresas analógicas negligenciaram.

 

Hoje vivemos cada vez mais para o imediatismo, não temos paciência para esperar e as empresas que hoje cada vez mais povoam o nosso universo tendem a satisfazer os nossos caprichos cada vez mais rebuscados.

 

Hoje em dia o poder não reside em quem tem mais capital e sim em quem possui informação. A era digital alimenta-se de conteúdo. Basta a qualquer um pensar numa ideia e submete-la ao universo global. Assim nascem empresas de sucesso que colocam as empresas tradicionais no bolso.

 

Estamos cada vez mais a transformarmo-nos em seres digitais. No último capítulo deste livro, o autor mostra-nos o que seria o dia de uma mulher norte-americana comum…em 2023. De referir que este livro já foi escrito há uns anos. Mediante aplicações, smartphones e outras formas de monitorizar ao milímetro e ao segundo todas as funções do nosso corpo, viveríamos uma vida de dependência total do digital. Até para respirar e para nos alimentarmos teríamos aplicações sempre a debitar números e a contar as calorias que tínhamos de ingerir, se era ou não hora de beber água e por aí fora.

 

Não falta muito para isso acontecer, acreditem!

 

No comments: