Como sabem, adoro romances policiais mas este livro é diferente.
Não se trata de um livro de ficção, como noventa e nove por cento dos policiais que leio. Os mais distraídos poderão pensar que sim mas por detrás desta obra está um exaustivo trabalho de investigação que muito respeito e admiro.
Já não é a primeira vez que leio um livro deste género. O crime ocorre mesmo, o que torna o livro mais interessante. Uma coisa é alguém contar histórias de crimes que não aconteceram e outra completamente diferente é escrever livros sobre crimes que aconteceram mas que são tão hediondos que podiam muito bem ser ficcionados. É o caso deste serial killer que começou a atormentar certas localidades em finais dos anos sessenta e matou um número indeterminado de pessoas. Era conhecido como Zodíaco e não foi apanhado.
Ao longo deste processo, este assassino implacável escrevia cartas aos jornais desafiando as autoridades, enviando pedaços de roupa ensanguentada das vítimas e ameaçando matar mais gente.
Houve quem sobrevivesse á malvadez deste assassino inexorável. Muita gente o viu e mesmo assim não detiveram ninguém.
Ao longo desta obra é feita uma minuciosa viagem pela investigação deste crime. Um bom manual para quem quer aprender a escrever romances policiais, desta vez sobre crimes que não ocorreram. Todos os pormenores estão aqui referenciados, envolvendo as mais diversas áreas de investigação criminal. Imagine-se que já li centenas de livros policiais e nenhuma conta ao pormenor os procedimentos de uma autópsia a uma vítima de homicídio. Muito bom mesmo.
Com este livro aprendi muito.
No comments:
Post a Comment