Friday, October 22, 2021

“Guia para Assassinos Sobre Amor E Traição” (impressões pessoais)

 

Este livro chamou-me a atenção por se passar, de certa forma no ambiente do teatro do século dezassete. Estando eu recentemente envolvida neste meio, não deixei de apreciar certos aspetos neste livro.

 

Trata-se de um romance histórico que aborda uma época conturbada da história inglesa- a  perseguição por parte da Rainha Elisabete aos católicos que eram perseguidos e condenados á morte se fossem apanhados a professar a sua Fé.

 

O pai de Catherine foi desmascarado como católico. Ele foi morto e a sua filha fugiu para  Londres disfarçada de rapaz. Ela ingressa na companhia de teatro liderada por Shakespeare e entra no elenco da  peça “Noite De Reis” para estar perto da Rainha e apunhalá-la, vingando assim a morte do pai.

 

Ela conhece Tobias, um personagem de uma duplicidade incrível. Tobias acaba por se apaixonar por Cate quando pensava que ela era um rapaz. Quando descobre que ela é mulher, pouco ou nada muda, apesar da mágoa inicial.

 

Chamou-me a atenção um facto neste livro: os personagens femininos numa peça de teatro eram interpretados por rapazes na puberdade. Era vedado o acesso das mulheres ao teatro. Felizmente que isto acabou e hoje até quem tem uma deficiência visual como nós pode fazer teatro e bem. Shakespeare deve estar a dar voltas no túmulo mas isso pouco importa.

 

Achei interessante este livro, embora lhe tivesse faltado qualquer coisa.

 

No comments: