O funcionamento do nosso cérebro é um assunto que me fascina bastante. Tenho lido alguns livros sobre essa temática e cada vez tenho consciência do quão complexo e fascinante é este órgão humano que somente pesa pouco mais que um quilo.
Ao longo desta obra é abordado o funcionamento do cérebro humano. Distingue-se entre cérebro e mente. Apesar de quase serem sinónimos, o cérebro é o órgão propriamente dito e a mente tem a ver com os pensamentos, sensações, tudo o que não é palpável e que o nosso cérebro produz.
A mente divide-se em várias facetas também e cada uma delas corresponde a um determinado grau de pensamento. A parte da mente que usamos em vigília não é naturalmentea mesma que usamos enquanto dormimos.
Este livro também aborda a paralisia do sono e confirma o que já sabia. Há a possibilidade de se sair do corpo nessa fase. Por que isso acontece, permanece um enigma. A paralisia do sono também tem causas desconhecidas. Algo no nosso cérebro falha em certos momentos e faz com que a mente esteja em vigília enquanto o corpo dorme. Já aqui tenho relatado que, nas minhas experiências com este fenómeno, muitas vezes vejo os locais como os deixei. Numa das ocasiões nem o pormenor de uma bolsa vermelha esquecida em cima de um aquecedor escapou.
A hipnose é outro dos temas amplamente abordados nesta obra. Nunca tive uma experiência com hipnose nem sei fazer. Dizem que até é bem simples. Às vezes não é preciso hipnose para entrar em transe, basta estar absorta num livro, numa música ou mesmo a escrever de forma compulsiva. Esqueço o Mundo e tudo o que me rodeia. Já me tenho assustado se me chama ou o telefone toca enquanto faço essas atividades.
Sem dúvida, uma leitura bem produtiva. Gosto sempre de ler sobre o funcionamento do nosso cérebro. De saber por que determinados fenómenos ocorrem.
No comments:
Post a Comment