Monday, February 08, 2021

“Coração Em Chamas” (impressões pessoais)

 

Nora Robertes sempre desperta em mim sentimentos ambíguos. Sendo considerada uma autora essencialmente de romances, também cria livros de suspense capazes de cativar mesmo aqueles leitores que não apreciam de todo romances cor de rosa, como é o meu caso.

 

Nora Robertes cria uma história de amor e paixão dentro de um enredo que pode levar os apreciadores de suspense como eu a pegar nos livros. Este é um caso típico.

 

O casal romântico, por assim dizer, encontra-se numa equipa de bombeiros paraquedistas. A adrenalina do combate aos fogos naturais e de origem criminosa agradam a quem não gosta de histórias de amor. Para prender estas pessoas como eu, a autora cria uma história em que alguém assassina pessoas, sabota material usado no combate a incêndios e ateia fogos para encobrir esses crimes.

 

Já não é o primeiro livor de Nora Robertes que leio em que o casal romântico se encontra nos afazeres típicos de casal romântico, enquanto o criminoso anda nos afazeres noturnos da sua atividade de assassino e perpetrador de fogos.

 

A maior crítica que sempre faço a Nora Robertes é o facto de ela quebrar muito a ação do livro com as cenas românticas. Muitas vezes isso leva-me a não gostar tanto dos livros. Eu gosto de ação pura e dura. Muitas vezes pego em romances para não estar sempre a ler a mesma coisa, embora me aborreça de ler esse tipo de livros. Vingo-me depois com outros que só largo mesmo quando eles acabam, mesmo que não faça mais nada durante o dia.

 

Quanto ao assassino e perpetrador de fogos, eu, sem pistas nenhumas, sempre desconfiei do personagem que realmente cometeu os crimes. De nenhum outro desconfiei.

 

A parte positiva deste livro prendeu-se com a aprendizagem que o leitor adquire sobre a vida dos bombeiros. A dureza de apagar um fogo, de ver os companheiros mortos ou feridos, toda a emoção que o calor e a falta de controlo das chamas podem proporcionar. Não é só chegar à floresta e apagar o fogo. Há todo um árduo trabalho por detrás. Muitos dos procedimentos de combate aos fogos, eu desconhecia. Até parece que nós estamos na floresta a combater o fogo com os personagens em algumas ocasiões. Vale mesmo por isso.

 

No comments: