Monday, November 30, 2020

“Crise” (impressões pessoais)

 

Mesmo no final do mês, ainda há tempo para ler Robin Cook. Este talvez tenha sido um dos melhores livros de um dos meus escritores favoritos.

 

Esta obra aborda a problemática da chamada medicina de Concierge, ou seja, uma espécie de medicina de luxo somente ao alcance de poucos cidadãos. Este tipo de medicina não é do agrado de alguns clínicos e de alguns setores da sociedade. Tendo tempo ilimitado para os que podem pagar, os médicos descuram a saúde dos restantes cidadãos. É uma espécie de medicina à medida, tanto para os médicos, como para os pacientes.

 

Craigé médico e optou por prestar esse serviço num consultório privado. Uma das suas pacientes ocupava-lhe grande parte do tempo. Era uma mulher problemática. Muitas vezes, o médico era chamado a horas mortas da madrugada para o domicílio da mulher. Muitas das suas queixas revelavam-se infundadas.

 

Houve uma tarde, porém, em que a mulher apresentou sintomas compatíveis com um ataque cardíaco. Craig seguiu para casa da sua paciente e encontrou-a as portas da morte. Imediatamente ordenou que ela fosse transportada ao hospital. A mulher acabou por morrer.

 

Meses mais tarde, o viúvo processou Craig por negligência médica. Alegou que Craig se deslocou a casa da vítima em vez de recomendar que ela fosse diretamente para o hospital. Foi tempo perdido na corrida entre a vida e a morte por ataque cardíaco.

 

Como Craig era casado com a irmã de jack (um dos personagens habituais de Robin Cook) ela pediu ajuda ao seu irmão medico legista.

 

Jack propõe autopsiar o cadáver. O que vai descobrir pode mudar o rumo dos acontecimentos para Craig.

 

Talvez este seja o livro mais alucinante de robn Cook. Talvez tenha sido um dos que eu mais gostei.

 

No comments: