Thursday, September 20, 2012

“O Terror” (impressões pessoais)




Confesso que estava curiosa e expectante em relação a esta obra. Gostaria de compreender como é que o autor colocava elementos da Natureza, nomeadamente animais, a serem agentes de terror.

A obra passa-se no tempo da I Guerra Mundial em zonas rurais britânicas onde normalmente não acontece nada. Mortes em circunstâncias misteriosas aumentam de dia para dia e a população vive em pânico, temendo ser a próxima vítima da face misteriosa e oculta desse terror.

Em tempo de guerra, naturalmente que as culpas recaem no inimigo mas há pontas soltas, há sempre pontas soltas, em torno de cada teoria formulada pelos personagens.

Por fim, o terror passa, e o médico da aldeia chega à conclusão de que, por qualquer factor desconhecido, os animais de várias espécies, normalmente afáveis e inofensivos, se revoltaram contra o Homem. Talvez por verem o Ser Humano a perpetrar a guerra.

Uma vez que o final da guerra trouxe também o despertar das politicas socialistas, não será também esta obra uma metáfora da revolta dos mais fracos contra os mais fortes?

A leitura desta obra foi extremamente positiva e agradável. A ideia dos animais domésticos como veículos do terror foi muito bem imaginada.

No comments: