Friday, September 14, 2012

E se Portugal não se apurasse para o Mundial?

Música maestro…que sou incapaz de redigir uma linha que seja sobre este assunto sem uma banda sonora apropriada.




É incrível! Foi com enorme estupefacção que fiquei a saber que uma delegação da Federação Portuguesa de Futebol já viajou para o Rio de Janeiro para sondar eventuais hotéis e centros de estágio que acolheriam a Selecção de Todos Nós no…Mundial 2014.

Quando é que começou mesmo o apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol do Rio de Janeiro? Há uma semana? Então para quê tanta pressa? A menos que fossem negociar já com os construtores para construírem um monumental centro de estágio bem à medida do ego dos nossos jogadores, equipada com uma suite bem luxuosa para o Cristiano Ronaldo e uma cozinha enorme para se cozinharem os petiscos do agrado dos nossos craques. Só se for isso. Já que o centro de estágio que tanto prometem construir cá em Portugal está a demorar (ou nunca chegue a ver a luz do dia com esta crise), os nosso dirigentes federativos façam como milhares de portugueses e mudam o seu quartel -general para o Brasil.

É melhor não fazer a festa antes do tempo. Está bem que vencemos os dois jogos que realizámos mas os adversário eram só o Luxemburgo e o Azerbaijão. Contra o Luxemburgo até trememos um pouco e fomos surpreendidos. Não há necessidade de tanta euforia e tanta precipitação. Isso ainda vai acabar por dar mau resultado.

E o que pensam os brasileiros do facto de os tugas, ainda no início do apuramento para o Mundial, já andarem a ver hotéis, campos de treinos e centros de estágio? Certamente já inventaram as suas anedotas. Com certeza que já.

Meus senhores, ainda faltam dois anos. Ainda só realizámos dois jogos e contra as equipas mais fracas do grupo. Muita coisa pode ainda acontecer. Muita água correrá por debaixo da ponte, muitas tempestades e vendavais se erguerão.

E se o Mundo acabar mesmo em 2012 como dizem as profecias? E se Nostradamus estiver certo uma vez mais? para quê se preocuparem com o que virá daqui a dois anos? E se Portugal atravessar uma crise tal, que nem para o Futebol haverá dinheiro. Da maneira que as coisas estão, qualquer dia a austeridade bate também à porta da FPF.

E se Portugal simplesmente não se apurar? Se a bola teimar em não entrar, se os jogadores mais influentes se lesionarem ou tiverem uma quebra de forma…o que dirão depois os brasileiros que nos viram a passear no Rio de Janeiro a uns longínquos dois anos de distância da competição a escolher instalações para o alojamento da Selecção? Mais uma barrigada de gozo sem que para isso houvesse necessidade.

Têm medo que as outras selecções venham, escolham os melhores centros de estágio e os nossos jogadores façam birrinha por considerarem o alojamento disponível uma espelunca? Estamos em tempo de vacas magras. Não podemos ir para o Estrangeiro fazer vida de ricos, tal como aconteceu no Europeu passado na Polónia e na Ucrânia em que fomos a selecção que mais gastou em alojamentos, quando há portugueses a passar fome ou a trabalhar para depois vir o Governo e lhes tirar o que tanto custou a ganhar.

Daqui a dois anos conversamos. E talvez se oiça fado em vez de samba.

1 comment:

Anonymous said...

Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is fantastic, as well as the content!