Thursday, September 06, 2012

“Fix You”- Coldplay (Música Com Memórias)



Como esta música é relativamente recente, as memórias a ela associadas também não terão mais do que cinco ou seis anos.

Num dia de Verão, meti pés ao caminho e fui até Anadia para apanhar o autocarro para a praia de Mira. No autocarro umas senhoras lalavam de jovens que tinham sido atropelados quando andavam de bicicleta ou que tiveram acidentes. A conversa daquela manhã era sobre um miúdo aí com uns doze ou catorze anos que iria ser enterrado naquela tarde no cemitério de Anadia. Que bela conversa para início de manhã e para se ter quando se viajaria alegremente rumo à praia!

Aí por volta das cinco da tarde, tinha acordado de uma breve sesta ao sol. Um pequeno rádio cinzento que tinha estava sintonizado na RFM e estava a passar esta música. Não sei a que propósito, comecei-me a lembrar da conversa que tinha ouvido de manhã no autocarro e uma estranha melancolia invadiu-me. Demorou alguns momentos a passar.

Na altura eu não sabia como se chamava este tema, nem quem cantava. Soube essas infirmações muito recentemente e penso até que foi quando um concorrente de “A Voz De Portugal” o interpretou.

Por acaso eu não desgosto desta música mas vem-me logo à memória aquele dia, as macabras conversas num dia tão alegre e a melancolia que me invadiu ao acordar ao som deste tema.

No comments: