Sunday, May 29, 2011

“Fúria Divina” (impressões pessoais)



Depois de muito ter ouvido falar desta e de outras obras de José Rodrigues dos Santos, eis que aproveitei o facto de possuir esta obra para a ler.

À partida, a extensão deste livro desencorajava-me a lê-lo assim nos dias de trabalho mas a experiência recente diz-me também que estes livros maiores ainda são mais interessantes e por vezes lêem-se mais depressa do que livros mais pequenos, com letras mais pequenas e histórias menos interessantes. Recordo que demorei apenas um mês a ler os livros da saga “Luz E Escuridão” que são, cada um deles, da mesma grossura deste.

Querem mesmo saber quanto tempo demorei eu a ler esta obra? Uma semana. Estou a falar a sério. Demorei apenas uma semana a ler este livro.

Em primeiro lugar, tive mais tempo para a leitura por estar de férias e porque me era impossível dactilografar alguns textos devido às fortes trovoadas que se têm abatido sobre a região. Em segundo lugar, a obra despoletou em mim grande interesse e por isso era um prazer continuar a ler sem parar.

Está bom de ver que faço um balanço positivo desta leitura e ela acabou por ser agradável e interessante.

Está de parabéns José Rodrigues dos Santos ao ficcionar uma história que poderá muito bem acontecer um dia, ao enquadrá-la no contexto dos nossos dias e ao nos dar as bases para melhor compreendermos o comportamento dos fundamentalistas islâmicos.

Tudo o que foi escrito neste livro sobre os fundamentalistas islâmicos já eu sabia de forma superficial. O que eu desconhecia eram as passagens do Alcorão que os guiam espiritualmente e os incentivam a cometer todos esses actos horrendos que temos vindo a assistir na última década.

A estrutura do livro está muito bem conseguida. Ao mesmo tempo que se aborda a investigação dos factos, da construção da bomba atómica por parte de um fundamentalista islâmico, é contada a história do protagonista. Isso é uma estratégia muito boa para prender o leitor e comigo resultou na perfeição.

Em suma, adorei ler esta obra. O prazer da leitura e o conhecimento estiveram de mãos dadas. Pode~se dizer que o enriquecimento cultural no final da leitura foi imenso.

P.S: Um dia depois da leitura desta obra, o Mundo recebeu a notícia da captura e morte de Osama Bin Ladem no Paquistão por tropas americanas.

No comments: