Saturday, April 08, 2006

Unidos pelo Zé

É certo que as coisas não têm corrido bem no seio do nosso grupo. Alguns factores contribuíram para que se passassem coisas menos agradáveis que em nada contribuíram para a união entre as pessoas.

A exigência aumentou e muitos de nós temos algumas fragilidades, principalmente do ponto de vista psicológico e emocional, devido aos problemas que nos afectam. Eu por mim falo e sei que parte do que acontece se deve a isso e não a qualquer outra coisa.

Aqui dentro, todos temos as nossas fragilidades e limitações que devemos deitar para trás das costas. Há dias em que é difícil ultrapassar algumas barreiras e esquecer o que se passa no exterior. Isso também vai da natureza da própria pessoa e da maneira como encara a vida no seu quotidiano. Somos nove pessoas e cada uma vive a deficiência de uma maneira diferente. Há pessoas que aceitam bem o seu problema e que até brincam com a situação e outras para quem ter um problema visual é um autêntico degredo.

O Zé é uma dessas pessoas. Meteu na cabeça que não acompanhava os colegas nas aulas, que era inferior, que não conseguia, que só atrapalhava os colegas…sei lá…Isso levou-o a desistir- o que deixou toda a turma completamente arrasada e a culpar-se por ele ter tomado aquela decisão tão drástica. Havia que fazer sentir ao Zé que ele é importante para nós e que cada um é uma parte de um todo que não funciona convenientemente se lhe falta uma parte.

Havia que trazer o Zé de volta às aulas. Já havia saudades das suas histórias engraçadas, da sua boa disposição que contagia o grupo e da sua voz quente capaz de fazer de cada melodia uma canção especial, que chega ao mais profundo dos corações.

A turma toda uniu-se em torno do objectivo de fazer com que o Zé regressasse às aulas e voltasse para junto dos colegas que o adoram e respeitam. A missão foi cumprida! A união de um grupo que muitos julgavam desunido veio ao de cima e provou que tem força.

No comments: