Wednesday, April 26, 2006

Fang Xu

A cultura chinesa e tudo quanto diga respeito à China está na moda. Qualquer dia vai passar a ser obrigatório o ensino da Língua chinesa nas escolas e os pratos típicos dos restaurantes chineses vão passar a fazer parte da ementa habitual das famílias ocidentais. Isto daqui a uns...deixa cá ver...

Para que os termos chineses não sejam estranhos quando chegar essa época, proponho uma reflexão sobre este termo: Fang Xu. Mas o que será Fang Xu? Eu sei o que é e vou dizer. Mas mais tarde para aguçar a curiosidade e dar aso à imaginação.

Será o nome de uma loja? Não ficaria mal uma loja chamada “Fang Xu”, mas devia ter o nome escrito também a caracteres ocidentais para podermos ler antes de entrarmos e comprarmos algo de entre a imensidade de produtos a preços atractivos que aquele espaço teria para oferecer.

Nome de um restaurante chinês? Podia muito bem ser. E nome de um prato? E que tipo de prato seria? E que sabor teria? Seria entrada, sopa, prato principal ou sobremesa? Já estava a imaginar alguém a ir a um restaurante e dizer: “Olhe é um Fang Xu, se faz favor!”

Fang Xu também poderia ser uma variante do Tai Xi. Ou algo que contribuísse para melhorar o nosso estado físico e mental. Uma sessão de Fang Xu e ficaríamos como novos para enfrentar outro dia de trabalho.

A medicina tradicional chinesa também anda muito em voga. Não admiraria que houvesse uma técnica denominada Fang Xu. Trataria mil e uma doenças.

A decoração oriental também seria uma área onde o termo Fang Xu não ficaria mal de todo. Já que falamos em decoração...

Bom, Fang Xu poderia ser alguma das coisas que eu inumerei e muito mais. Mas o que será, afinal, Fang Xu? Simplesmente é um nome. O nome de um ciclista. Alinha na Skil-Shimano- a mesma equipa que o ano passado tinha também um japonês chamado Doi. Não sei se ele ainda faz parte da equipa esta época. O Fang Xu é ciclista dessa equipa este ano. Achei piada ao nome e resolvi escrever algo sobre ele.

Deixando para trás o pobre do Fang Xu, a luta pelo segundo lugar prometia em mais um domingo futebolístico. Sporting e Benfica empataram. Estava cheia de medo! Havia mais um argentino empenhado em fazer o jogo da sua vida contra o Benfica: o Marchant do Nacional da Madeira. Desde que entrou, o jogo do Nacional teve outra vivacidade.

Por falar em argentinos que fazem altas exibições contra o Glorioso: mais uma jornada em que o Maxi Bevaqua ficou em branco!

No comments: