Friday, April 21, 2006

Páscoa de ontem e de hoje

A Páscoa já não é o que era na minha terra! Os padres andam sempre a mudar coisas que já estavam tão enraizadas que nem se punham em causa. A hora da Visita Pascal foi alterada e as pessoas estavam algo descontentes.

Fiquei desolada com a missa. Não se cantou uma única música. Parecia mais uma missa rezada por alma de um defunto que uma missa de Ressurreição de Jesus. E o Senhor para beijar na capela? Antigamente beijava-se a Cruz na capela antes de fazer a ronda pelas casas. Agora é assim…

Tudo estava à espera à porta de casa que a Cruz chegasse. Ao longe vinham os mordomos com umas vestes brancas que davam um tom triste ao acontecimento. Pareciam as batinas do padre. Ainda o ano passado os mordomos andaram de vermelho. Todos os anos foi assim…

O que não muda- e ainda bem- é a reunião da família para um farto almoço. Este ano a casa esteve cheia e tudo comeu e conversou alegremente. Algo que lembrasse que era um dia de festa e não uma cerimónia fúnebre, como dava a entender pela missa que se rezou e pelas opas descoloridas dos mordomos.

Situação do dia:
Depois de todos os convidados terem ido embora, fui para o computador terminar umas coisas que me eram precisas. Lá fora, ouvia o meu vizinho a conversar com a minha mãe ao mesmo tempo que dava voltas à chave. Quando eu saí para ir comer qualquer coisa constatei que estava trancada. Naturalmente, comecei aos murros e aos pontapés à porta. A minha mãe ouvia bater na porta mas não sabia o que era. Foi quando se lembrou que o meu vizinho tinha mexido na chave e a tinha trancado. A situação causou alguns sorrisos.

No comments: